Estilo

Diferenças entre gênero e estilo no mundo musical

Escrito por tom sterne | Traduzido por luis batista
Diferenças entre gênero e estilo no mundo musical

Há diferenças entre os termos gênero e estilo no mundo musical

musical notes and treble clef image by Alyona Burchette from Fotolia.com

A música tem o poder de dividir opiniões de acordo com nossos gostos individuais. Embora isso possa ser um processo minucioso e provocar um grande debate, a música foi dividida em gêneros para facilitar para os ouvintes. Gênero é muitas vezes confundido com estilo, que tem menos a ver com título musical, mas sim com certas escolhas que os músicos realizam durante o processo criativo.

Outras pessoas estão lendo

Estilo

Estilo no mundo musical está relacionado a uma série de escolhas musicais feitas pelos músicos, arranjadores e condutores. Dentro dessas escolhas pessoais estão variações de ritmo, modos de escolher ou dedilhar cordas, melodia, humor e dinâmicas. O estilo engloba um senso de individualismo e personalidade na música e faz com que certos músicos, compositores e maestros sejam reconhecidos sem que seus nomes sejam pronunciados. Na era moderna, o estilo também está relacionado a maneira como a música é vendida.

Gênero

Gênero é a forma na qual as combinações de estilos musicais, temas, sons e instrumentação são categorizadas e subcategorizadas para torná-las identificáveis às audiências. Por exemplo, o blues é facilmente identificado por seu conteúdo lírico, instrumentação e estilo musical. A música clássica é um pouco menos específica, pois já abrange vários séculos; mas ainda assim, ela diz a um ouvinte um pouco do que esperar do gênero.

Subgênero

Sem dúvidas, subgênero é onde estilo e gênero se entrelaçam e onde as diferenças entre esses dois termos tornam-se difíceis de se distinguir. Gêneros são subcategorizados para distinguir diferenças regionais e variações de temas líricos. Por exemplo, o hip-hop é um termo coletivo para a música que é composta por um rapper (ou MC) cantando por cima de uma batida produzida. No entanto, o gangsta rap é um subgênero do hip-hop, porque o conteúdo lírico e estilo musical são específicos para uma variedade de artistas e de certas regiões geográficas. Pode-se discutir que ao dar um nome próprio ou apelido a um subgênero, ele se torna específico para certos tipos de música e para certas audiências.

Utilidade de gênero

A categorização da música em gênero é discutível, pois muitos artistas gostam de alternar entre variados gêneros em vez de ficar em um só. Por exemplo, os Beastie Boys começaram sua carreira como uma banda punk antes de produzir vários álbuns de hip-hop, sendo que em alguns deles há soul e funk. Eles também produziram músicas inspiradas por artistas franceses como Serge Gainsbourg. Além disso, a música clássica é considerada um gênero, mas como ela possui centenas de anos, o termo é vago e inútil para aqueles que procuram encontrar um tipo específico de música clássica.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media