×
Loading ...

Diferenças entre granito e calcário

Atualizado em 20 julho, 2017

Granito e calcário são duas das rochas mais comuns e amplamente distribuídas na Terra. Ambas têm sido usadas ​​como blocos de construção essenciais ao longo dos séculos. Eles são, no entanto, muito diferentes em sua composição, aparições e usos. Embora a ciência por trás da formação destes tipos de rochas seja complexa, é possível identificar diferenças significativas entre granito e calcário.

Você pode encontrar formações espetaculares de calcário por todo o mundo (limestone jurassic rocks image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

Tipos de rocha

O granito é uma rocha ígnea. Tal como acontece com outras rochas dessa categoria, ele é formado a partir do magma que resfria e se solidifica depois de uma erupção vulcânica. Pedras de granito foram formadas quando bolsões de magma esfriaram abaixo da superfície da Terra, com o processo total levando mais tempo do que para muitas outras rochas ígneas.

O calcário é classificado como uma rocha sedimentar. Foi formado na superfície da Terra pelo processo de sedimentação, com vários minerais ou partículas orgânicas que se juntam para formar um sedimento sólido. O calcário é formado a partir de, pelo menos, 50% de carbonato de cálcio. Grãos de carbonatos, tais como "ooids" e "peloids", e fragmentos de coral podem também estar presentes na pedra calcária.

Loading...

Aparência

O granito tem um aspecto granulado e pode ter tons rosa ou variantes de cinza, dependendo de sua composição química e mineral. A rocha é normalmente encontrada em grandes depósitos; por exemplo, aqueles que formam grandes maciços ou "tors".

O calcário é essencialmente branco, embora possa ser tingido por impurezas. A presença de óxido de ferro, por exemplo, lhe confere uma tonalidade acastanhada ou amarelada, e o carbono pode lhe dar um toque azul, preto ou cinza. Embora muitas vezes escondidas, quando bandas de calcário emergem da superfície da Terra, muitas vezes é em grande estilo. Afloramentos rochosos de calcário famosos incluem Malham Cove, em North Yorkshire, Reino Unido, e a Bridal Veil Falls, em Utah.

Propriedades físicas

Amostras de granito geralmente possuem uma resistência à compressão de cerca de 200 MPa. Eles têm geralmente uma densidade em cerca de 2,65 a 2,76 gramas por centímetro cúbico.

A resistência à compressão de calcário, no entanto, é mais variada, indo de 15 MPa a números superiores de 100 MPa. Sua densidade, cerca de 2,6 gramas por centímetro cúbico, é praticamente a mesma densidade do granito.

Usos

Graças à sua abundância, durabilidade e pela facilidade com que ele pode ser extraído e cortado, calcário tem servido durante muito tempo como um importante material de construção. A Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, por exemplo, foi construída inteiramente de pedra calcária. Também foi muito popular em meados dos séculos 19 e 20, usadas ​​em uma variedade de edifícios e monumentos em toda a Europa e nos EUA. Calcário também é usado na construção de estradas, na fabricação de cimento e para extrair ferro a partir do seu minério.

Granito também teve um papel importante no setor da construção, mais uma vez devido à sua durabilidade. Exemplos notáveis ​​de seu uso ao longo dos séculos incluem várias das pirâmides do Egito. Aberdeen, na Escócia, é conhecida como a cidade de granito, pois foi largamente construída com a rocha.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...