Diferenças entre grês, louça de barro e porcelana

Escrito por randi bergsma | Traduzido por laila teixeira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre grês, louça de barro e porcelana
A diferença entre as peças de porcelana está na argila usada na sua fabricação e na temperatura do forno (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Grês, louça de barro e porcelana são os nomes de três tipos diferentes de cerâmica. Algumas vezes a argila usada para ceramismo é classificada com estes mesmos termos. A louça de barro é a espécie de cerâmica mais barata e menos durável por ser feita com uma argila de pior qualidade. O grês é durável e mais caro que a louça de barro. A porcelana é a que mais dura e é também a mais cara, já que é feita com argila da maior qualidade

Outras pessoas estão lendo

Grês

O grês é feito com argila não refinada.e possui textura mais arenosa que a argila da qual é feita a porcelana, justamente por conter mais areia. O grês é assado a altas temperaturas, 1.196º C e o resultado é uma cerâmica forte e resistente à quebras. Esse tipo de cerâmica é comumente usado para fabricar canecas e assadeiras, podendo ser aquecido com segurança em fornos e microondas. O material em questão é uma escolha popular para jogos de jantar por ser resistente e menos caro que a porcelana.

Diferenças entre grês, louça de barro e porcelana
Pratos e canecas costumam ser feitos de grês (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Louça de barro

A louça de barro é assada em uma temperatura de 1046º C, muito menor que a necessária para o preparo do grês. O resultado é uma cerâmica porosa e menos resistente que peças de grês e porcelana. É possível fortalecer a louça de barro esmaltando-a. O esmalte endurece a superfície da porcelana, tornando a não-porosa e permitindo que peças de barro sejam usadas para cozinha. O uso mais comum da louça de barro é na fabricação de vasos de plantas, tanto os de chão quanto os suspensos. A terracota é um tipo de louça de barro.

Diferenças entre grês, louça de barro e porcelana
A terracota é feita com argila vermelha (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)

Porcelana

A porcelana é feita com argila branca de altíssima qualidade assada à 1.260º C, o que resulta em peças de cerâmica duras, fortes e translúcidas. A porcelana costuma ser branca e sua superfície é bastante lisa. Trata-se do tipo de cerâmica mais seguro para uso na cozinha por não ser aderente nem porosa e também pela possibilidade de ser colocada em lava-louças. Conjuntos de jantar de alta qualidade costumam ser feitos de porcelana, o tipo mais caro de cerâmica.

Diferenças entre grês, louça de barro e porcelana
Xícaras são tipicamente feitas de porcelana (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Identificando cerâmicas prontas

Ao observar uma peça de cerâmica, há uma forma simples de diferenciar a louça de barro, o grês e a porcelana. A textura é a maneira mais fácil de distinguir os vários tipos de cerâmica. O grês possui uma textura arenosa. Já a louça de barro terá textura calcária e o fundo da peça será esmaltado ficando com uma aparência brilhosa. A porcelana será lisa e branca, além de mais fina e tende a ficar um pouco translúcida nas bordas.

Diferenças entre grês, louça de barro e porcelana
Observe a textura das peças de cerâmica finalizadas para saber que tipo de argila foi utilizado (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível