on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Diferenças entre grilos marrons e baratas

Atualizado em 20 julho, 2017

Os insetos vivem em quase todas as partes do mundo e praticamente em todos os tipos de ambiente. Conforme os seres humanos trabalham com a terra e criam cidades e vilas, os insetos adaptam-se para sobreviver nesses ambientes. Os grilos criam-se nos jardins e gramados das pessoas; as baratas também tiram proveito dos humanos, invadindo suas casas em busca de comida e abrigo.

Os grilos possuem asas dianteiras e traseiras (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Aparência

Como todos os insetos, as baratas e grilos possuem seis pernas. As baratas possuem cascos externos resistentes para proteger seus corpos e asas. Já a maioria dos grilos possui asas dianteiras que cobrem seus abdômens e suas asas traseiras. Eles têm também pernas longas que são usadas par saltar. A maioria das espécies de baratas e grilos é marrom, preta ou uma combinação dessas duas cores, que são usadas para camuflagem.

Loading...
As baratas não têm asas até alcançarem a idade adulta (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Reprodução

Embora ambos sejam insetos, as baratas e grilos possuem poucas semelhanças. Para atrair parceiras, os grilos machos esfregam suas asas dianteiras, produzindo um som agudo que atrai as fêmeas. Os machos das baratas são, às vezes, agressivos durante o acasalamento, enquanto os grilos não são. Esses machos desempenham vários atos, como bater as asas, assobiar e mostrar o abdômen, para atrair as fêmeas; em algumas ocasiões, eles até mesmo imitam as fêmeas a fim de aproximar-se delas o suficiente para iniciar o acasalamento.

Alimentação e habitat

Os grilos são encontrados mais comumente em gramados e jardins, próximos a árvores e troncos e embaixo de pedras. Eles são onívoros, o que significa que sobrevivem comendo plantas e materiais orgânicos. Embora não cacem, eles procuram por matéria em decomposição e vegetação apodrecendo. Já as baratas podem viver em praticamente qualquer lugar, mas proliferam-se principalmente em locais úmidos. A maioria desses insetos adaptáveis sobrevive comendo plantas, insetos e materiais orgânicos.

Algumas baratas comem até mesmo matéria não orgânica, como papel (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Impacto

Os grilos normalmente trazem um impacto positivo ao ambiente em que vivem. Eles enriquecem o solo conforme alimentam-se de matéria em decomposição e digerem sua comida. Outros insetos, pássaros, répteis e mamíferos incluem os grilos em sua dieta; as baratas também são fontes de alimentação ricas para seus predadores. Pelo lado negativo, grilos em grupos grandes podem destruir plantações, e algumas espécies de baratas espalham doenças nas residências das pessoas devido aos locais contaminados em que costumam viver e às bactérias que carregam.

Os grilos são essenciais para sobrevivência de certos répteis (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...