Mais
×

As diferenças entre hastes de aço laminadas a quente e a frio

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Laminação a frio e a quente são duas formas de trabalhar com aço. Ambas envolvem espremer o aço entre dois ou mais roletes, o que alonga e afina o pedaço de metal. As diferenças entre os métodos estão na temperatura usada e no resultado final, incluindo força, flexibilidade e acabamento do aço.

Laminação a frio produz um acabamento suave e cinza onde a laminação a quente é azul e texturizada (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Temperatura

Um diferença entre laminação a quente e a frio está em seus nomes. A laminação a quente é feita em temperaturas mais altas enquanto a outra é feita em temperaturas mais baixas. Laminação a frio é feita na temperatura ambiente. O calor da laminação a quente não é apenas um pouco quente, mas o suficiente para afetar a estrutura do metal. São assustadores 800 ºC. O calor faz com que o metal se torne áspero ou com "escamas". Isso também faz com que ele se recristalize, o que significa que as moléculas se reorganizem e, quando o aço esfria, isso deixa o metal diferente.

Força

Comparada com hastes laminadas a frio, as hastes laminadas a quente são mais suaves. O processo de laminação a frio trabalha o metal, o que faz com que ele fique extremamente forte. A recristalização durante a laminação a quente deixa o aço um pouco mais suave. Porém ainda é aço e é muito forte comparado aos outros materiais.

Flexibilidade

Hastes laminadas a quente são mais flexíveis. Isso é por que elas são um pouco mais suaves. Porém o aço laminado a frio pode resistir mais ao trabalho de um ferreiro. O aço laminado a quente pode ser mais flexível, mas não pode aguentar muita força. Trabalhar no metal laminado a quente durante muito tempo pode fazer com que ele rache. Isso faz o aço laminado a quente melhor para projetos onde não seja necessária muita atenção e o aço laminado a frio melhor para trabalhos com detalhes.

Cor

Há diferenças na aparência do aço laminado a quente e frio. A cor do aço laminado a frio é cinza, a cor do próprio metal. O aço laminado a quente assume uma cor azulada por causa do calor. O calor faz com que o aço recristalize e absorva mais oxigênio, o que causa uma reação química chamada oxidação. A cor azul é a oxidação.

Textura

O calor também afeta a textura do metal. A oxidação azul e o dimensionamento do calor fazem o aço laminado a quente mais áspero comparado com o laminado a frio. Uma vez que o aço laminado a frio não passa por esse processo, é mais suave ao toque e tem uma aparência mais brilhante.

Tratamentos

O aço laminado a frio aguenta melhor a galvanização e pintura química do que o aço laminado a quente. Isso é por que esses tratamentos aderem ao metal. O aço laminado a quente tem uma camada oxidada, o que impede os produtos químicos de atingir o metal. Para colorir quimicamente, galvanizar ou tratar o aço de outra forma, essa oxidação deve ser removida.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article