As diferenças entre higrômetros e barômetros

Escrito por vicki a. benge | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As diferenças entre higrômetros e barômetros
Entre os instrumentos mais usados pelos meteorologistas estão o barômetro e o higrômetro (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Meteorologistas e outros cientistas usam diversos instrumentos para obter dados. Esses dados são analisados e comparados com dados preexistentes sobre padrões meteorológicos e assim são feitas as previsões. Dois desses instrumentos, com os quais se obtêm dados de grande importância, são o higrômetro e o barômetro. A principal diferença entre eles é que o barômetro é usado para medir a pressão atmosférica, e o higrômetro, para medir a umidade da atmosfera.

Outras pessoas estão lendo

A invenção do barômetro

O matemático e físico italiano, Evangelista Torricelli (1608 a 1648) inventou o primeiro barômetro funcional. O aparato de Torricelli, baseado na capacidade sifonante de um tubo, usou uma coluna de mercúrio suspensa em um tubo para medir a pressão do ar ambiente. O também matemático e físico francês, Blaise Pascal (1623 a 1662), testou o invento de Torricelli em várias altitudes para provar que era mesmo a pressão atmosférica que mantinha a coluna de mercúrio no instrumento de medida.

A invenção do higrômetro

Um higrômetro pode ser definido como um instrumento para medir a umidade do ar. O prefixo "higro-" deriva do termo grego para "úmido". O cientista suíço Horácio Benedict de Saussure (1740 a 1799) é considerado o inventor do primeiro higrômetro útil. Saussure observou que o cabelo se expande e alonga quando úmido, encolhendo e contraindo quando seco. Baseado nesse fato, Saussure criou um higrômetro usando fios de cabelo humano para medir a umidade da atmosfera.

Psicrômetro

No final do século XIX, a maior parte dos meteorologistas tinha substituído o invento de Saussure por algo chamado psicrômetro, ou termômetro de bulbos seco e úmido. O psicrômetro é um tipo de higrômetro que mede a umidade relativa na atmosfera usando o fato de que, quanto mais seco for o ambiente, mais rápido a água evapora. Esse instrumento usa dois termômetros, um com o bulbo constantemente úmido e outro com o bulbo seco. Medindo o efeito da evaporação da água na temperatura do termômetro úmido, em comparação à temperatura no termômetro seco, pode-se calcular a umidade relativa do ar.

Barômetros modernos

Um barômetro aneroide mede a pressão atmosférica sem o uso de líquidos. Em seu lugar, um barômetro aneroide usa uma cela de metal que se contrai e expande dependendo da pressão do ar ambiente. Hoje, o uso de barômetros é tão difundido na previsão do clima que os meteorologistas falam em pressão barométrica em vez de pressão atmosférica. Medir as pressões barométricas em várias estações de estudo do clima por todo o planeta permite aos meteorologistas medir o tamanho e os movimentos das massas de ar. Essa informação é necessária para formular uma previsão do tempo precisa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível