Diferenças entre HIV soropositivo e HIV soronegativo

Escrito por jeff fulton Google | Traduzido por alexander anhaia
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre HIV soropositivo e HIV soronegativo
Fita vermelha retorcida: símbolo de luta contra a AIDS (Aids awareness red ribbon image by picamaniac from Fotolia.com)

O vírus da imunodeficiência humana (HIV) continua a se espalhar pelo mundo. É importante que nós estejamos atentos às suas características, incluindo os indicadores de infecção. Antes de entrar num relacionamento íntimo, o conhecimento e o entendimento sobre o HIV são essenciais para se manter livre da doença. Um dos termos principais para descrever uma infecção provada de HIV é "HIV soropositivo", mas "HIV soronegativo" não quer dizer, necessariamente, que não haja a infecção. O texto a seguir vai explorar justamente o real significado destes dois termos.

Outras pessoas estão lendo

Fatos

Primeiro, é necessário definir as diferenças entre exposição ao HIV e infecção pelo HIV. Exposição simplesmente quer dizer que um indivíduo foi exposto ao vírus. Isto não quer dizer que o indivíduo foi infectado com o vírus, ainda que a exposição contínua aumente as chances de infecção.

Quando a infecção ocorre, o corpo vai reconhecer o invasor e lutar contra ele. O mecanismo de resposta do organismo à infecção produz anticorpos para combater o vírus, e é a presença destes anticorpos que confirma que um indivíduo está infectado. A presença de anticorpos específicos para o HIV no sangue deste indivíduo é que o define como "soropositivo", significando que ele porta o vírus e pode espalhá-lo para outras pessoas. "Soronegativo" significa que o corpo não produziu anticorpos para o vírus.

Considerações

Quando uma pessoa é soronegativa, normalmente significa que ela não porta o vírus. Entretanto, há exceções. A partir do momento que a infecção se estabelece, leva mais de seis semanas para o corpo produzir anticorpos para combater o vírus. É possível que um indivíduo seja soronegativo para a doença, mas com uma infecção que ocorreu há poucas semanas, porque o corpo ainda não começou a produzir os anticorpos.

Como eu fico sabendo da minha condição?

Um resultado para a doença -- positivo ou negativo -- é fácil de determinar, e envolve apenas um simples exame de sangue. Os resultados ficam prontos em poucos dias. Também há um teste oral, que não envolve o uso de agulhas. A técnica consiste em simplesmente esfregar o tecido da bochecha, que é indolor, e os resultados ficam disponíveis em menos de 20 minutos.

Benefícios

Tomar conhecimento da sua condição -- e a do seu parceiro sexual -- é importante para evitar a contaminação. Sexo seguro com o uso de camisinha torna-se essencial para um indivíduo que é soropositivo para o HIV, ou pra alguém que não sabe do seu estado.

Ideias erradas

Ser soropositivo para o HIV não significa que um indivíduo está aparentemente doente; ele pode parecer perfeitamente saudável. Sem um teste de sangue para HIV, ele pode não saber que carrega o vírus e pode espalhar para as outras pessoas. Somente um teste vai verificar o seu estado. O HIV é transmitido pelo sêmen, fluidos vaginais e sangue. Ele não é transmitido através da saliva e do suor. Além do sexo, o meio de transmissão mais comum é o compartilhamento de agulhas.

Prevenção

O conhecimento da condição de portador do HIV é a chave para prevenir a disseminação do vírus, e para prevenir a doença com aqueles que já foram infectados. Embora ainda não haja cura, terapias promissoras têm atrasado os sintomas de uma doença séria.

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível