Diferenças entre INFJ e INFP

Escrito por michael brent | Traduzido por daniel tamayo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre INFJ e INFP
Existem 16 tipos de personalidade no teste MBTI, incluindo INFJ e INFP (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Baseado no trabalho pioneiro do psicólogo Carl Jung, o teste de personalidade conhecido como Indicador de Personalidade Myer-Briggs classifica as pessoas em 16 tipos diferentes. Cada um desses tipos de personalidades é a combinação de quatro traços. O teste, que é feito através de um questionário, tem por objetivo medir as preferências psicológicas do sujeito.

Outras pessoas estão lendo

Indicador de Tipo Myers-Briggs

O Indicador de Tipo Myers-Briggs (MBTI) foi inventado por Isabel Brigg Myers e sua mãe, Katharine Briggs, como uma forma de colocar a teoria dos tipos de Jung na prática. A essência da teoria de Jung é que o comportamento aparentemente aleatório na verdade é ordenado e baseado nas diferentes formas que os indivíduos percebem o mundo ao seu redor, e suas decisões são feitas baseadas nessa percepção. O questionário identifica quatro dicotomias que Jung descreveu em seus escritos, e então determina qual o tipo de combinação dessas dicotomias o indivíduo possui.

Introvertido Intuitivo Sentimentais Julgadores

Uma pessoa descrita como Introvertida Intuitiva Sentimental Julgadora (INFJ) é chamada "protetora", e esse tipo de pessoa tende a focar sua atenção para dentro. A personalidade INFJ é descrita como possuidora de uma intuição introvertida com um sentimento extrovertido. O modo secundário dessa personalidade é externo, de forma que esse tipo de pessoa irá lidar com as coisas dependendo de como elas se encaixam em seus sistema de valores pessoais. Uma INFJ é geralmente gentil, carinhosa, complexa, altamente intuitiva e com uma tendência a ser artística e criativa. Esse é o tipo mais raro, estima-se que apenas 1% da população seja INFJ.

Introvertido Intuitivo Sentimental Perceptivo

O tipo Introvertido Intuitivo Sentimental Perceptivo (INFP) possui sentimento introvertido com intuição extrovertida. O modo primário de viver para pessoas com essa personalidade é focado internamente, enquanto o secundário é externo. Personalidades INFP tendem a focar em fazer um mundo melhor para os outros, e elas podem se tornar obcecadas em encontrar um propósito para suas vidas. Pessoas com esse tipo são idealistas e perfeccionistas que buscam atingir suas próprias metas; de fato, esse tipo é chamado de "idealista".

Diferenças

Ambos os tipos têm semelhanças, já que os dois são guiados por uma forte intuição. Há diferenças marcantes. Por exemplo, um INFJ é tipicamente mais criativo que um INFP, e também pode ser mais gentil e menos focado em conquistas. Um INFP possui uma tendência ao altruísmo, enquanto o INFJ tende a mudar o foco para si mesmo. Personalidades INFJ são tipicamente gentis e carinhosas, enquanto uma INFP pode ser reservada na hora de expressar emoções, embora ela realmente se importe com as pessoas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível