Diferenças entre o infravermelho e o bluetooth

Escrito por evan gillespie Google | Traduzido por leandro fox
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre o infravermelho e o bluetooth
Bluetooth é normalmente usado em fones de ouvido sem fio para telefone celular (oreillette Bluetooth image by razorconcept from Fotolia.com)

As tecnologias sem fio de Bluetooth e infravermelho são normalmente usadas ​​para comunicação de curto alcance entre dispositivos eletrônicos. Ambas são eficazes mas, por causa de suas diferentes capacidades e limitações, elas são mais adequados para tarefas bastante distintas. Na maioria dos aspectos, o Bluetooth tem uma clara vantagem, embora o infravermelho continue a ser popular em algumas aplicações.

Outras pessoas estão lendo

Tecnologia de transmissão

O infravermelho sem fio usa pulsos de luz para transmitir dados de um dispositivo para outro. Esses pulsos são invisíveis a olho nu, mas podem ser detectados por um sensor no dispositivo de recepção. O Bluetooth usa ondas de rádio em uma frequência particular (2,4 GHz) para transmissão de dados entre dispositivos. O Bluetooth e o infravermelho consomem consideravelmente menos energia do que outras tecnologias sem fio.

Alcance

O alcance efetivo do infravermelho é muito curto — geralmente, não mais do que 5 m e, muitas vezes, menos do que 1 m. O Bluetooth tem um alcance máximo de 10 m, o que, apesar de ser o dobro do infravermelho, ainda é muito menor do que o alcance de outras tecnologias de radiofrequência sem fio. O Bluetooth tem uma clara vantagem sobre infravermelho em termos de alcance, mas ambas as tecnologias são úteis apenas para a comunicação entre dispositivos relativamente próximos um ao outro.

A velocidade de transmissão

A tecnologia sem fio por infravermelho transmite dados em um intervalo entre 115 kbps e 16 Mbps, dependendo do dispositivo. O Bluetooth transmite dados a uma velocidade entre 1 e 3 Mbps. Embora a gama de velocidades para os dispositivos infravermelhos seja muito maior do que a dos dispositivos Bluetooth, a velocidade mais comum e eficaz para ambas as tecnologias é de cerca de 3 Mbps.

Localização do dispositivo

Por usar luz para transmissão de dados, o sistema infravermelho requer uma linha direta de visão entre os dispositivos em comunicação. O aparelho receptor deve, também, ser posicionado dentro de um cone relativamente estreito de cobertura em relação ao dispositivo de transmissão. O Bluetooth, devido à sua utilização de ondas de rádio, ao invés de luz, não está sujeito a essas limitações. Os dispositivos podem ser posicionados em qualquer lugar dentro do alcance efetivo da tecnologia.

Usos

Devido ao campo de visão limitado, o infravermelho é mais eficaz quando utilizado por dispositivos que permaneçam perto um do outro e que estejam relativamente parados. Um dos primeiros usos do infravermelho foi em controles remotos para aparelhos domésticos eletrônicos e continua a ser uma aplicação popular. Teclados e mouses sem fio computador também são utilizações comuns. O Bluetooth, inicialmente, ganhou popularidade através de seu uso em fones de ouvido para telefone celular. Ele ainda é comumente utilizado em dispositivos móveis e está se tornando mais usado em computadores e dispositivos periféricos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível