×
Loading ...

Diferenças entre o lagostim azul e a lagosta azul

Atualizado em 17 abril, 2017

Na tentativa de tornar o lagostim mais sofisticado, tanto como alimento quanto como um animal de estimação, alguns comerciantes adotaram o termo "lagosta de água doce", mas as "lagostas azuis" vendidas aos aquaristas são lagostins, e não lagostas de verdade, que raramente são azuis.

Diferenças entre o lagostim azul e a lagosta azul (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Definições

Os lagostins e as lagostas são crustáceos, o que significa que ambos possuem exoesqueletos rígidos, chamados de carapaças, e são aquáticos.

Loading...

Tamanho

Os lagostins são menores do que as lagostas e medem apenas alguns centímetros de comprimento, embora algumas espécies sejam minúsculas, com pouco mais de 3 cm, e outras cheguem a pesar cerca de 3,6 kg. As lagostas adultas pesam pelo menos meio quilo e devem ter, no mínimo, 12 cm de comprimento para serem pescadas legalmente, mas elas geralmente medem de 23 cm a 50 cm de comprimento. Tanto os lagostins quanto as lagostas possuem quatro pares de patas, além das pinças para abrir conchas e capturar presas.

Habitat

Os lagostins vivem em água doce e podem ser encontrados em valas, pântanos e mangues. As lagostas habitam águas salgadas e vivem em mares e oceanos.

A coloração azul

Na natureza, a maioria dos lagostins são marrons com manchas azuis ou vermelhas, embora o lagostim azul tenha sido criado especificamente para o uso em aquários. As lagostas azuis são apenas uma em cada dois milhões de exemplares, cuja coloração é causada por uma mutação genética que resulta na produção excessiva de proteína, que, por sua vez, reage com um carotenoide vermelho que deixa a lagosta azulada.

Usos

O lagostim azul e a lagosta azul têm um sabor idêntico ao de outros membros de sua espécie, mas geralmente não são consumidos. Os lagostins azuis foram desenvolvidos especificamente para embelezar os aquários de água doce. Quando uma raríssima lagosta azul é capturada, ela é enviada para um instituto de pesquisa.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...