Diferenças entre latão vermelho e latão amarelo

Escrito por louise harding | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre latão vermelho e latão amarelo
Tanto o latão amarelo quanto o vermelho possuem cobre, mas em proporções diferentes (brass handle image by hazel proudlove from Fotolia.com)

O latão é composto por cobre e proporções diversas de zinco. O latão amarelo é algumas vezes chamado de latão dourado, mas não é a mesma coisa. O latão vermelho é chamado de latão rosa, mas na realidade tudo depende da quantidade de cobre presente na composição do metal. A cor amarela é a mais associada ao latão, enquanto que o latão vermelho é geralmente confundido com o cobre.

Outras pessoas estão lendo

Latão vermelho

O latão vermelho possui uma matiz avermelhada devido à alta concentração de cobre em sua composição. Por seu alto nível de cobre, este tipo de latão é mais valioso e geralmente reciclado. Um latão vermelho de qualidade inferior é chamado de latão semi-avermelhado. Este tipo de latão é mais barato de ser fabricado do que o tipo vermelho verdadeiro e contém menos cobre e mais misturas de outros metais, como o estanho ou o chumbo, assim como também o zinco. O latão vermelho é usado em vários componentes construtivos e peças da indústria mecânica, como válvulas, aspersores e componentes usados em bombas. O latão vermelho é também usado na confecção de instrumentos musicais, como os trombones.

Diferenças entre latão vermelho e latão amarelo
O latão vermelho também é usado na confecção de instrumentos musicais, como os trombones (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Latão amarelo

O latão amarelo é usado em produtos que necessitam de um elemento decorativo, como torneiras e parafusos usados em portas, armários e chaves. O latão amarelo é também usado na confecção de instrumentos musicais, como trombones e saxofones. Este tipo de latão tem coloração mais lustrosa e brilhante que o latão vermelho e confere cor agradável a objetos da casa, como vasilhas, prateleiras e até bijuterias.

Diferenças entre latão vermelho e latão amarelo
O latão amarelo é usado em produtos que necessitam de um elemento decorativo (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Semelhanças

Tanto o latão vermelho quanto o amarelo contêm cobre e zinco. Ambos são usados na confecção de instrumentos musicais. Válvulas, trompas e outros componentes para instrumentos são feitos de latão amarelo. O tipo de latão usado em instrumentos altera o som produzido. Muitos tipos de tubulação, como as hidráulicas e partes de aparelhos, são feitos de latão amarelo ou vermelho. Fiação elétrica e fios usados em artesanatos são exemplos de produtos nos quais os dois tipos de latão são usados, uma vez que ambos são flexíveis e ao mesmo tempo resistentes. Os dois tipos de latão são usados em objetos decorativos.

Diferenças entre latão vermelho e latão amarelo
Os dois tipos de latão são usados em objetos decorativos (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Diferenças

A principal diferença entre o latão vermelho e o amarelo é o conteúdo de cobre. Se você estiver em dúvida sobre qual latão é qual, raspe ou lixe levemente um lugar não evidente de seu objeto de latão. Resíduos cor de laranja indicam o latão vermelho e raspas de cor amarelo pálido indicam que o objeto é feito de latão amarelo. O latão vermelho pode ser reciclado na forma em que está, mas o amarelo precisa ser purificado para a remoção dos metais menos valiosos (como o cobre) da liga que são empregados na fabricação do latão amarelo. O latão vermelho típico consiste de pelo menos 85% de cobre. O latão tipicamente amarelo tem 60% ou menos de cobre.

Diferenças entre latão vermelho e latão amarelo
A principal diferença entre o latão vermelho e o amarelo é o conteúdo de cobre (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível