Diferenças entre leite de ovelha e cabra

Escrito por kim dieter | Traduzido por ricardo schweitzer
Diferenças entre leite de ovelha e cabra
O leite de ovelha é usado para queijos ricos, manteiga e iogurte (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Apesar de ovelhas e cabras serem animais ruminantes pequenos de tamanho similar, elas produzem quantidades e tipos diferentes de leite. O leite de cabra é mais bebido do que o de qualquer outra espécie no mundo inteiro, enquanto o de ovelha raramente é consumido como leite integral engarrafado. Devido ao seu ciclo reprodutor, as cabras e ovelhas produzem leite de forma sazonal, normalmente entre março e setembro, ao contrário do leite bovino, que é produzido por vacas durante o ano inteiro.

Produção de leite

Uma ovelha leiteira normal produz entre 180 e 500 kg de leite durante a lactação de 160 dias. As raças que não são especializadas na produção leiteira produzem apenas entre 45 e 90 kg de leite no mesmo período.

As cabras leiteiras podem ser ordenhadas por aproximadamente 284 dias por ano e produzem de 550 a 1200 kg de leite durante o período de lactação.

Conteúdo do leite

O leite de ovelha produz mais sólidos totais, gordura, proteína, carboidratos, cálcio e fósforo do que o leite de cabra. A média de gordura do leite de ovelha é de 7,02% comparado aos 4% do leite de cabra, portanto, o número de calorias também é significativamente maior. Cem gramas de leite integral de ovelha contém aproximadamente 193 calorias, enquanto a mesma quantidade de leite integral de cabra tem 129 calorias.

Leite líquido

O leite de cabra normalmente é vendido como leite integral engarrafado, enquanto o de ovelha raramente passa por esse processo. Ambos são mais facilmente digeridos do que o leite bovino. Uma mistura de 60% de leite de ovelha para 40% de água produz um leite similar ao bovino e as versões produzidas por cabras e ovelhas não sofrem uma geração rápida de nata na superfície quando deixados em temperatura ambiente.

Derivados

O leite de cabra pode ser usado para produzir um queijo branco e cremoso, iogurte e leite evaporado ou em pó. O leite de ovelha normalmente é usado para produzir queijos, manteiga e, às vezes, iogurtes. Como contém uma quantidade de gordura, proteína e sólidos mais elevada, o leite de ovelha gera mais derivados do que o produzido por cabras, rendendo em cerca de 18 a 25% de queijo, enquanto o das cabras gera apenas 9 a 10 %.

Os queijos derivados do leite de ovelha incluem feta, roquefort e ricota. Como esse leite é produzido em determinados períodos do ano e em pequenas quantidades, normalmente é congelado até que exista uma quantidade suficiente para entregar ao produtor de queijo. O leite em pó de ovelha é misturado com o leite bovino para produzir laticínios específicos.