×
Loading ...

Diferenças entre lençóis de cetim e algodão

Há muitos tipos diferentes de lençóis para escolher. A escolha da cor não é a única decisão que precisa ser feita, a escolha do material é tão ou mais importante do que a escolha da cor, e algumas pessoas acham que não conseguem escolher entre lençóis de cetim ou de algodão. Cada tipo de lençol tem suas próprias vantagens e desvantagens que podem ajudá-lo a determinar que tipo de material é ideal para você.

Vários fatores ajudam a resolver a melhor escolha entre algodão ou cetim (double bed with white sheets and pillows image by Gina Smith from Fotolia.com)

Temperatura

Uma das diferenças entre os lençóis de cetim e algodão é a maneira como eles se comportam durante as diferentes estações do ano. O cetim é feito de materiais sintéticos e mantém o calor mais do que o algodão, tornando-se um material melhor para o inverno. O algodão é totalmente natural e, geralmente, muito leve e arejado, tornando-se um melhor material para o verão. No entanto, em climas mais frios o cetim pode funcionar durante todo o ano, assim como o algodão pode funcionar durante todo o ano em climas mais quentes.

Loading...

Preço

Os lençóis de cetim normalmente custam mais do que os de algodão. Contudo, alguns tecidos de algodão, tais como algodão egípcio, também podem ser caros. Cabe a cada comprador decidir se o toque sedoso de cetim vale o preço. Formas mais baratas de algodão, no entanto, podem ter um toque desconfortável e duro, que também devem ser levados em conta antes de decidir sobre a compra de um tipo de lençol.

Material

O cetim geralmente é feito de acetato ou poliéster. Ambos materiais são sintéticos, que faz com que o tecido consiga um toque sedoso e suave. Os lençóis de algodão são feitos de fibras de algodão, embora, por vezes, misturas de poliéster e algodão ou de algodão e fibras de bambu sejam utilizadas. Os melhores lençóis de algodão são feitos de algodão 100%, e o cetim de poliéster é geralmente mais sedoso do que cetim acetato.

Considerações

Há vários fatores a considerar ao comparar os lençóis de cetim e os de algodão, sendo que o peso dos materiais desempenha um grande papel na escolha. Tecidos mais leves como o cetim contornam o corpo. Isto significa que o lençol fica encostado em quase todas as linhas do corpo. Isso pode ficar desconfortável para algumas pessoas que gostam de mais liberdade durante a noite. O lençóis de algodão geralmente produzem uma sensação de barraca, que não gruda tanto no corpo, embora alguns lençóis de algodão sejam de um peso mais leve.

Benefícios

Há benefícios para ambos os tipos de lençóis. Não é um conto da carochinha quando dizem que dormir em cetim é bom para sua pele e cabelos. Esse material pode acalmar a pele seca ou irritada porque tem um toque fresco e desliza sobre a pele. Por outro lado, os lençóis de algodão não criam bolinhas na superfície e são duráveis e fáceis de manter.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...