×
Loading ...

Diferenças entre liderança formal e informal

Atualizado em 17 abril, 2017

Um líder é uma pessoa que guia os outros, seja em uma equipe, no trabalho, na escola ou em qualquer situação onde existam determinadas metas a serem alcançadas. Um líder é uma pessoa que dirige um grupo, e é capaz de inspirar os outros a alcançarem um objetivo comum. Eles podem ser classificados em dois tipos amplos: os líderes formais e os líderes informais.

Um líder deve ter a capacidade de fazer os membros do grupo se unirem (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Liderança formal

Liderança formal é quando uma pessoa é oficialmente designado como o líder de um grupo. Exemplos deste tipo de liderança é ser CEO de uma empresa, professor de uma escola, o capitão de uma equipe esportiva ou o presidente de um país. É o trabalho do líder formal organizar os recursos disponíveis, trabalhar a logística e motivar os membros da equipe para que realizem as suas tarefas com o melhor de suas habilidades.

Loading...

Liderança informal

Um líder informal é uma pessoa que não é oficialmente nomeado como o chefe de um grupo, no entanto, os outros membros buscam nele motivação e inspiração. Embora o CEO seja o líder formal de uma empresa, os funcionários podem seguir um colega que, segundo eles, compartilha de seus objetivos e visões e tem algum conhecimento ou experiência que irá ajudá-los a realizar seus objetivos. Esses líderes não estão em uma posição formal de liderança, mas são reconhecidos como líderes de seus grupos pelos seus pares.

As diferenças

Os líderes formais têm autoridade e certos direitos e privilégios que os líderes informais não têm. Considere o caso de uma empresa onde o CEO é o líder formal, e um empregado é o líder informal. O líder formal exerce um certo poder sobre o grupo, e tem a autoridade para disciplinar e punir membros. Sua autoridade dá-lhe um poder a mais: dar recompensas para o grupo. O líder informal, por outro lado, não têm capacidade de tomar medidas contra os membros do grupo, nem é capaz de recompensar seus companheiros. Ele tem que contar com uma comunicação aberta, uma visão compartilhada, orientação e carisma. O líder informal tem de liderar pelo exemplo, através de seu comportamento individual e práticas pessoais.

Conflitos

Em um grupo com líderes formais e informais é provável que aconteçam conflitos entre os dois, se eles não compartilharem da mesma visão. O grupo divide sua lealdade com os dois líderes - os membros do grupo deverão ser leais ao líder formal, porque ele tem autoridade e poder, e tem grandes chances de serem leais ao líder informal, porque ele é um deles. O líder informal tem um maior compromisso com o grupo, enquanto o compromisso do líder formal encontra-se com a organização. Em qualquer situação, é importante que os líderes formais e informais trabalhem em conjunto para garantir que o grupo alcance os melhores resultados.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...