Diferenças entre linhas de costura

Escrito por cathy higgins | Traduzido por ana carolina fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre linhas de costura
Vários projetos requerem diferentes tipos de linha (thread image by studio vision1 from Fotolia.com)

A linha é a pedra angular de qualquer criação têxtil. Com ela, você pode criar peças de vestuários, artesanato e acessórios para casa como cortinas e almofadas. Mas nem todas as linhas são iguais. Assim como os projetos, os tipos de linhas variam muito. Você pode distinguir entre diferentes tipos de linhas, que fazem parte de várias categorias.

Outras pessoas estão lendo

Linha fina

A linha fina é uma linha delicada porém resistente, que funciona bem para costuras resistentes em tecidos leves como chiffon, cambraia, organza, nylon, tricô e seda. A linha fina é adequada para projetos como lingerie, vestidos de festa, vestidos de noiva, apliques e colchas.

Diferenças entre linhas de costura
A linha fina é utilizada para fazer vestidos de noiva (wedding gown image by sparkia from Fotolia.com)

Linha para uso geral

A linha de uso geral é uma linha de densidade média usada para a maioria dos projetos que podem ser costurados à mão ou com máquina. Com uma grande variedade de cores e tamanhos de carretel, essa é uma linha ideal para o uso com a maioria dos tecidos. Entre eles: casimira, brocado, challis, cambraia, chinos, chita, veludo cotelê, malhas de algodão, malha dupla, ilhós, feltro, flanela, lã, gabardine, gaze, georgette, gingham, couro, linho, jersey, microfibra, oxford, percal , pique, popeline, tecido acolchoado, cetim, malha de seda, shantung, seda, camurça sintética, tafetá, terry, tique-taque, sarja e veludo. A linha de uso geral pode ser usada em quase todos os projetos, de suéteres a roupas de banho.

Diferenças entre linhas de costura
Camisas e outras peças são feitas com linha de uso geral (shirt image by dinostock from Fotolia.com)

Linha pesada

Como o nome indica, a linha pesada é mais densa e tem mais resistência. Ela é melhor utilizada com uma agulha de máquina número 16 ou 18. Essa linha é usada em projetos como casas de botões, cordões, pesponto, estofados, ternos, casacos e cortinas. Em projetos de costuras gerais, a linha pesada pode ser usada com tecidos como sacos, estofos e lona. Ela pode ser usada em pesponto também com casimira, brocado, chino, chita, veludo cotelê, jeans, malha dupla, feltro, flanela, lã, gabardine, couro, linho, tecido oxford, pique, popeline, tecido acolchoado, cetim, camurça sintética, terry, tique-taque, sarja e veludo.

Diferenças entre linhas de costura
A linha pesada é durável o bastante para projetos como cortinas (hanging curtain image by GeoM from Fotolia.com)

Linhas especiais

As linhas especiais foram elaboradas para propósitos específicos, como a linha de bordado. Trata-se de uma linha nº40 de ligeiro brilho que vem em cores variadas, o que faz dela uma escolha ideal para a criação de padrões decorativos em projetos como toalhas, uniformes, enfeites de natal e artigos de bebê. A linha de náilon é outra linha com propósitos específicos, utilizada em trabalhos com contas ou para costurar contas em roupas e outros projetos. Outra linha especial é a linha de acolchoado. Como o nome indica, esta linha composta com 100% de algodão é resistente o suficiente para projetos de acolchoados costurados à mão ou à máquina.

Diferenças entre linhas de costura
A linha de bordado é usada para criar padrões decorativos em tecidos (embroidery image by Kostyantyn Ivanyshen from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível