Diferenças entre luz natural e artificial

Escrito por marcus paine | Traduzido por romério júnior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre luz natural e artificial
O sol é a mais poderosa fonte de luz e é essencial à vida na Terra (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

As fontes de luz podem ser naturais ou artificiais. O sol é uma fonte primária de luz natural, enquanto que as lâmpadas são fontes de luz artificiais. A luz é uma onda eletromagnética que, no caso da luz natural, tem o sol como fonte e, no caso da luz artificial, é uma energia gerada a partir de fontes alternativas. Não importa de onde a luz venha, ela causa um grande impacto na vida na Terra.

Outras pessoas estão lendo

Propriedades da Luz Natural

A luz natural é autogerada e divide-se em um espectro de cores, as cores visíveis dos raios que sentimos. O espectro contém luz com comprimentos de ondas mais curtos e próximos ao violeta em uma das extremidades e luz com comprimentos de onda mais longos e próximos ao vermelho em outra. Respectivamente, esses raios são chamados de ultravioleta e infravermelho, e não são visíveis ao olho humano. O espectro completo da luz de fontes naturais é o ideal para a vida animal e vegetal na Terra. É esse tipo que permite que plantas e animais se desenvolvam. A escuridão, fator inerente à fotoatividade nos organismos, ajuda a rejuvenescer e a restaurar as formas de vida em nível celular. A exposição moderada à luz solar é saudável e benéfica ao homem, uma vez que a luz aumenta a energia e o metabolismo, impulsiona o sistema imunológico e ajuda a produzir vitamina D, elementos essenciais ao corpo humano. Por outro lado, a superexposição à luz solar tem efeitos nocivos a um organismo vivo. Os danosos raios ultravioleta podem acarretar em doenças como câncer de pele e cataratas, além de prejudicar também a textura da pele. Para as plantas, os períodos claros e escuros são essenciais à fotossíntese, pois ajudam a equilibrar a atividade celular em termos de crescimento ou recuperação. A luz solar também é perigosa no sentido de que não pode ser alterada ou controlada de acordo com as necessidades humanas.

Propriedades da Luz Artificial

A luz artificial é gerada por fontes de energia não-naturais. A maioria das atividades humanas seriam praticamente impossíveis se não existissem fontes alternativas de luz. A vantagem dessa luz reside no fato de que ela pode ser controlada de acordo com as vontades e as necessidades do homem. É possível monitorar adequadamente a intensidade, a qualidade e a quantidade de luz para determinadas situações. A luz artificial não tem um espectro de cores ou comprimentos de onda tão variados quanto a luz natural, fazendo com que seja menos benéfica. Como se trata de uma luz de qualidade inferior, seus efeitos nas plantas e animais tendem a ser mais danosos. Plantas e animais expostos por longos periodos à luz artificial sofrem degeneração ou morte celular com muito mais frequência e intensidade do que seres vivos expostos somente à luz natural.

Diferenças entre Luz Natural e Artificial

A luz natural consiste em energia eletromagnética gerada por uma fonte natural, e contém um espectro de cores e comprimentos de onda adequados para a vida terrestre. A luz artificial usa fontes de energia criadas pelo homem e gera uma luz menos versátil, e com efeitos mais danosos em plantas e animais se expostos por períodos prolongados. A exposição moderada à luz natural é a ideal para a vida terrestre, porém o mesmo não se aplica à artificial, que tem o propósito de iluminação em ambientes fechados ou no período noturno.

Benefícios da Luz Natural

A luz natural irradia uma combinação perfeita de cores. Plantas e animais desenvolvem-se de forma saudável quando expostos por tempo adequado aos raios invisíveis da luz natural. A intensidade e a variação de radiação emitidas são difíceis de simular em ambientes artificiais. Os períodos diurno e noturno promovem o rejuvenescimento celular em plantas e animais, processo fundamental para o bom funcionamento de um organismo vivo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível