on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

As diferenças entre Mapa e Globo Terrestre

Atualizado em 21 novembro, 2016

Estudantes do mundo todo usam mapas e globos terrestres. Educadores os usam para mostrar as relações entre países, distâncias entre as cidades, onde estão referências exatas, e para ajudar a esclarecer onde e como marcos históricos aconteceram. Embora o globo tenha uma representação mais precisa da Terra, muitos professores e alunos preferem os mapas. Mesmo dispondo uma percepção ampliada e bidimensional que não são proporcionais, os mapas são melhores do que os globos.

Os mapas são mais variáveis do que os globos (Sea maps series: South China Sea image by Stasys Eidiejus from Fotolia.com)

Tamanho

Por serem pedaços de papel bidimensionais, os mapas aumentam e diminuem facilmente. Você pode usar um mapa grande o suficiente para todos visualizarem, ou pequeno para que seja visto individualmente. Os globos são normalmente produzidos em apenas um tamanho, que é pequeno demais para muitas pessoas visualizarem claramente, e grande demais para cada um ter o seu. Mapas bidimensionais são baratos e fáceis de copiar e reproduzir em massa ou podem ser enormes quando abertos e, ao mesmo tempo, podem ser enrolados e guardados em um case.

Loading...

Aproximação

Mapas permitem os professores ampliarem lugares do mundo, para que os alunos possam ver a estrutura das cidades e dos centros de perto. Os mapas existem em todo o mundo, de países, estados e cidades a esquinas de rua. Usando esses diferentes tipos de mapas juntos, o aluno consegue entender o mundo ao seu redor.

Contato visual

É muito mais fácil ver a distância entre locais da Terra em um mapa do que em um globo. Por serem planos, a menor distância entre dois pontos em um mapa, é uma linha reta. Alunos podem facilmente ver o começo e o fim da linha e decidirem quão próximos ou distantes estão esses dois pontos. Isso é difícil em um globo, pois é tridimensional. Por exemplo, se um estudante quer ver o quanto Washington, D.C., é longe de Istanbul, ele precisa virar o globo para encontrar as cidades. O movimento faz com que dificulte a visualização da distância, e a compreensão é perdida. Já em um mapa plano, é possível visualizar o ponto de cada cidade e medir a distância entre os dedos com apenas uma olhada.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...