Diferenças entre o marketing B2B e B2C

Escrito por josh victor | Traduzido por mayara leal
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Diferenças entre o marketing B2B e B2C
Os tipos de marketing para consumidores e empresas necessitam de diferentes estratégias (consumer support image by T.Tulic from Fotolia.com)

Existem grandes diferenças entre o negócio para o mercado consumidor, conhecido como B2C, e para empresas, conhecido como B2B. Esses dois tipos de marketing diferem nos meios, estratégias e técnicas empregados. Eles também diferem em sua abordagem, com o B2C tentando alcançar o maior número de consumidores possível, enquanto o B2B tenta chegar a uma pequena fatia de clientes-alvo.

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Marketing Appeal

O tipos de marketing B2B e B2C utilizam diferentes estratégias para atrair sua base de consumidores. O marketing de consumo, por definição, é para as massas e recorre às suas necessidades básicas e desejos. Seja para vender um detergente ou relógio, o marketing para consumidor deve trabalhar com as características de aprimoramento de vida de seus produtos. O marketing para negócio, por outro lado, apela aos interesses práticos, tais como a redução de custos ou crescimento de receita. Por exemplo, um produto de software que possa eliminar redundâncias de fabricação apela para o desejo dos proprietários de negócios em aumentar a eficiência.

Estratégias de marketing

O marketing B2C e o B2B utilizam diferentes estratégias para atrair seus segmentos de mercado. Os marqueteiros do B2C tentam capturar o maior número de "olhares" possível, usando medidas como espectadores, participação de mercado e pagamento por impressão. Os marqueteiros B2B preferem saber que seu consumidor-alvo está sendo atingido e não se importa tanto com o número total de visualizações. Eles procuram publicações de nicho, sites e programas de TV que serão vistos principalmente por um segmento de negócio em particular.

Meios de publicidade

Marqueteiros de B2B e B2C escolhem meios diferentes de atingir seus clientes. O primeiro estaria ansioso em patrocinar um show de prêmios da indústria ou uma conferência de negócios. Ele também pode anunciar em uma revista de negócios de nicho. O segundo, por sua vez, procura maximizar a exposição com os meios mais visualizados. A novela das oito, que traz milhões de espectadores, é o alvo dos profissionais de marketing de consumo.

O marketing direcionado ao produto e o marketing direcionado a pessoas

A diferença fundamental entre o marketing B2C e B2B envolve a forma como o comprador se conecta à marca. O marketing orientado para o consumidor baseia-se numa relação com o produto para direcionar a marca. O marketing de negócio baseia-se na relação entre os indivíduos para impulsionar a marca para a frente. Ao escolher um escritório de advocacia para representar sua empresa, por exemplo, é essencial que confie em seus advogados. É necessário conhecê-los e ter uma ideia dos serviços que oferecem. Por outro lado, o mercado consumidor é impulsionado mais pelo preço, qualidade e satisfação pessoal que um produto pode fornecer.

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