×
Loading ...

Diferenças entre massa livre de gordura e massa magra

Atualizado em 23 março, 2017

Os termos “massa magra” e “massa livre de gordura” são usados para descrever a composição do corpo. Embora eles possam ser usados de forma intercambiável, seus significados não são os mesmos. A massa magra inclui a gordura que age como um combustível para a produção de energia e outros processos que são parte do metabolismo normal. Por outro lado, a massa livre de gordura não inclui qualquer gordura.

Entenda a diferença entre massa magra e massa livre de gordura (Thinkstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Massa magra

A massa magra inclui o peso combinado dos órgãos internos, ossos, músculos, água, ligamentos e tendões. Incluso nessa massa está o peso da gordura essencial presente nos órgãos, sistema nervoso central e a medula óssea. O peso da gordura não essencial ou armazenada, presente no tecido adiposo subcutâneo abaixo da pele e também envolvendo os órgãos internos, não é um constituinte da massa magra.

Loading...

Massa livre de gordura

Para obter a massa livre de gordura, o peso da gordura essencial é subtraído da massa magra. A gordura essencial não pode ser diferenciada da gordura armazenada. As estimativas variam, mas existe uma diferença de cerca de 2% a 3% entre a massa magra e massa livre de gordura em homens e uma diferença de 5% a 12% em mulheres.

Composição corporal

O principal objetivo da avaliação da composição corporal é saber que porcentagem do corpo é composta de massa magra e qual é composta de massa livre de gordura. Essa informação pode ser usada de várias formas. Pode ajudar na avaliação geral da saúde e no risco de doenças crônicas, fornecendo aconselhamento nutricional, desenvolvendo e monitorando a eficácia de programas de exercícios e de tratamentos para problemas de obesidade, acompanhando o progresso de atletas, e monitorando o crescimento e desenvolvimento de crianças.

Medindo a composição corporal

Geralmente, pessoas interessadas em saúde e fitness sempre querem saber seus níveis de gordura. Métodos mais simples e baratos para determinar a composição corporal incluem o uso de compassos cutâneos, IMC (Índice de Massa Corporal), baseado em cálculos de altura e peso, circunferência da cintura, raio entre a cintura e o quadril. A pesagem hidrostática ou subaquática é um método laboratorial mais complicado baseado na densidade do corpo. Esse método pode não ser prontamente disponível ou acessível, embora seja considerado confiável.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...