Diferenças entre as Mercedes E320 e E350

Escrito por matt wooddy | Traduzido por augusto morgante
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Os veículos da série E da Mercedes Benz foram lançados ao público pela primeira vez no ano-modelo de 1994, com um design e até a placa de identificação dos modelos remontando à década de 1930. Na primeira geração dessa série, o E320 veio a tornar-se o modelo de entrada, disponível nas versões cupê, sedã e perua. Para comemorar o seu nascimento, ele ganhou uma carroceria totalmente renovada. Menos de uma década depois, para acompanhá-lo, a Mercedes apresentou o E350 como um sedã de luxo, alimentado por um motor V-6. Embora compartilhem características e aparências semelhantes, pequenas diferenças mantêm esses dois automóveis de fabricação alemã separados um do outro.

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Motores

Como a própria placa de identificação na parte traseira de cada veículo já sugere, tanto o E320 quanto o E350 apresentavam motores de seis cilindros em configurações diferentes. O E320 possuía um propulsor V-6 de 3.2 litros todo em alumínio. Nessa época, ele vinha equipado com a tecnologia Mercedes BlueTEC, convertendo as emissões de óxidos de nitrogênio em compostos inofensivos de nitrogênio e água. Em comparação a outros motores, movidos a gasolina, essa tecnologia a diesel não apenas apresentava um pouco mais de potência nessa categoria de entrada, como também resultava em um consumo de combustível consideravelmente mais eficiente do que o de outros modelos, como o E350. Quando apresentado pela primeira vez, o Mercedes E350 vinha de fábrica com um motor de 3.5 litros V-6, de cilindrada e diâmetro dos pistões um pouco maiores do que os do E320. Não demoraria muito até que o E350 passasse a ser equipado com a mesma tecnologia BlueTEC que fizera do E320 um carro de tão boa aceitação entre os consumidores, oferecendo um melhores desempenho e eficiência.

Desempenho

Quando foi lançado em 1994, o Mercedes E320 movido a gasolina vinha de fábrica com 221 cavalos de potência a 5.600 rotações por minuto e 232 libras-pé de torque a 3.000 rpm. Sua versão BlueTEC movida a diesel atingia apenas 208 cavalos de potência, mas as 400 libras-pé de torque mais do que compensavam a potência pouco entusiasmante. O E350, com seu motor V-6 de 3.5 litros gerava 268 cavalos de potência a 6.000 rpm e 258 libras-pé de torque entre 2.400 e 5.000 rpm. A versão a diesel E350 BlueTEC apresentava um propulsor de 3.0 litros, entregando uma potência de saída de apenas 210 cavalos, mas o torque anunciado era de até 400 libras-pé.

Estilos de carroceria

Tanto o E320 quanto o E350 eram classificados como automóveis de luxo. Quando introduzido pela primeira vez na linha de produtos da fabricante, o E320 estava disponível nas versões cupê, sedã, conversível e perua. Ele não é mais fabricado na linha de montagem da Mercedes, então essas quatro versões permanecem disponíveis apenas no mercado de veículos usados. Atualmente, o E350 encontra-se disponível apenas nas versões cupê e sedã, enquanto que o E350 BlueTEC movido a diesel é produzido apenas como sedã de quatro portas.

Eficiência de combustível

Praticamente desde o surgimento do automóvel, algumas medidas de eficiência de combustível foram implementadas no desenvolvimento de motores para garantir que os veículos obedecessem a alguns padrões específicos das regiões onde produzidos. Embora ambos os motores a diesel disponíveis no E320 e no E350 apresentassem índices de eficiência significativamente mais promissores do que aqueles de seus semelhantes a gasolina, o E350 levou a vantagem nessa disputa. O E320 podia gabar-se de fazer 9,78 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada. Porém, o E350 BlueTEC, renovado em 2011, anuncia que chega a 10,2 km/l na cidade e 14,45 km/l na estrada. Em se tratando de sedãs de luxo com motores V-6, esses números tendem a ser bastante agradáveis aos seus consumidores.

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