Mais
×

Diferenças entre milho branco e amarelo

Atualizado em 17 abril, 2017

O milho é comum nas cozinhas de todo o mundo, apesar de ter suas origens nos povos astecas e maias. O milho é um cereal popular devido à sua versatilidade e capacidade de resistir a uma variedade de condições climáticas severas. A maioria das pessoas, porém, não está ciente da grande variedade e subespécies de milho e tendem a conhecer só milho branco e amarelo. Embora fisicamente semelhantes, há pequenas diferenças entre as duas espécies de milho.

Embora semelhante em aparência e uso, milho amarelo e branco têm diferenças (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Milho branco

O milho branco é normalmente classificado como uma variedade doce de milho, pois é colhida durante o estágio imaturo e tratado como um vegetal em vez de um grão. O milho branco é uma mutação do milho comum e contém mais açúcar do que amido em seu conteúdo. Normalmente, o milho branco é comido na espiga após ser cozido em uma panela grande de água ou grelhado na churrasqueira. Os grãos de milho branco são brancos, embora possam ter uma ligeira coloração amarela. Em todo o mundo, o milho branco é considerado a variedade mais comum de milho.

Milho amarelo

O milho amarelo é um desenvolvimento evolucionário de milho branco. Como o milho se tornou mais popular após a sua descoberta pela civilização ocidental na época dos Descobrimentos, novas pesquisas de cultivo e desenvolvimento científico permitiram a produção de diferentes variedades das espécies originais de milho. Ao aumentar as quantidades de carotenoides na composição do milho, ele começou a apresentar cores mais escuras, de amarelo para vermelho.

Apesar de altamente nutritivo, o milho amarelo não é bem aceito em partes da América Latina e especialmente na África. De acordo com Alex Winter-Nelson, economista da Universidade de Illinois, o milho amarelo entregue por instituições de ajuda alimentar não têm o mesmo gosto do milho que conhecemos, e como resultado a cor amarela "é uma espécie de código para esse problema, então quase instintivamente este milho foi cultivado como alimentação animal e não como humana.”

Semelhanças

Os milhos amarelo e branco são muito semelhantes em aparência física e são utilizados nos mesmos pratos. Ambos podem ser cozidos ou grelhados antes de comer direto da espiga. Eles também podem ser secos e depois moídos em farinha para fazer tortilhas, nachos e outros produtos de panificação à base de milho. Tecnicamente, tanto o milho branco quanto o amarelo podem ser chamados de bicolorido, o que significa que em uma única espiga há grãos de diferentes graus de branco, amarelo e laranja.

Diferenças

Por causa das diferenças genéticas significativas entre o milho branco e amarelo, os especialistas concordam que o milho amarelo tem maior valor nutricional devido aos seus níveis de luteína, carotenoides e vitamina A, que não estão presentes no milho branco. Torbert Rocheford, geneticista do milho da Universidade de Illinois, estudou a diferença significativa nos benefícios nutricionais do milho amarelo. Ele está esperando para popularizar o milho amarelo na África para ajudar a reduzir o número de africanos cegos devido a uma deficiência em vitamina A. No entanto, em todo o mundo, o milho branco é ainda mais popular e amplamente aceito do que o milho amarelo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article