Diferenças entre o Mini Morris e o Mini Austin

Escrito por kate muir | Traduzido por augusto morgante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre o Mini Morris e o Mini Austin
Embora bem parecidos, os modelos Austin e Morris do Mini possuem algumas diferenças entre si (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

O modelo atual do Mini é conhecido como o carro do James Bond ou Austin Powers. Esse veículo pequeno, porém potente, é uma derivação dos modelos Mini Austin e Mini Morris britânicos que foram, na verdade, criados como resultado da crise do Canal de Suez em 1956, que fez o preço do combustível subir. Seu criador, Sir Alec Issigonis, estava determinado a produzir um carro pequeno, mas poderoso, que pudesse rivalizar-se com os automóveis maiores daquela época. Ao longo dos três anos que se seguiram, ele trabalhou no projeto e em 1959 apresentou os modelos Mini Austin e Mini Morris ao Reino Unido. Embora o Austin e o Morris tivessem muito em comum, o Morris Mini-Minor ficou conhecido por seu design mais simples. A seguir, você encontrará alguns detalhes conhecidos principalmente por colecionadores e por aficionados de carros antigos.

Outras pessoas estão lendo

Período de fabricação

O Mini Austin e o Mini Morris foram lançados no Reino Unido em 1959. Ao longo dos anos, ambos passaram por mudanças no desenho e por melhorias no motor. É importante notar que as marcas Austin e Morris acabaram depois por se unir, sob o nome atual "Mini" em 1969, também no Reino Unido. O Morris Mini K foi fabricado na Austrália e suas vendas restringiram-se ao mercado australiano. Ele foi produzido até 1970. Considera-se como o período de fabricação do Mini Morris os anos de 1959 a 1969. Todos os modelos produzidos depois dessa data são considerados simplesmente Minis.

Diferenças entre o Mini Morris e o Mini Austin
As marcas Mini Morris e Mini Austin unificaram-se sob o nome Mini em 1969 (Mini image by Raulmahón from Fotolia.com)

Projeto dos assentos

Os assentos do Morris eram feitos com estofamentos de cor preta lisa ou padronada. As costuras no assento criavam uma desenho central que ia da parte da frente para atrás. Os assentos do Austin eram feitos com estofamentos coloridos em vermelho, azul ou em padronagem riscada. As costuras neles criavam diversos desenhos mais estreitos, indo da parte da frente para atrás. Posteriormente os assentos do Austin passaram a ter o padrão de diversas linhas unidas umas às outras, mas o padrão da costura do Morris permaneceu o mesmo.

Desenho do velocímetro

O velocímetro do Mini Morris foi projetado com um mostrador de vidro transparente e um ponteiro prateado, enquanto que o do Mini Austin possuía o mostrador em vidro de coloração creme e ponteiro vermelho.

Revestimento do porta-objetos

Os Mini Morris originais vinham com porta-objetos traseiros revestidos em papelão enquanto que os Mini Austin tinham o revestimento padrão nos porta-objetos. Eles se situavam dos lados esquerdo e direito do banco traseiro. Frequentemente, naquela época, eram transformados em cinzeiros.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível