Diferenças entre nematódeos e platelmintos

Escrito por tony guerra Google | Traduzido por marina vidal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre nematódeos e platelmintos
Existem mais de 12.000 espécies de platelmintos que são parasitas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os nematódeos e platelmintos são normalmente chamados pelo nome genérico de vermes. Existem mais de 16.000 espécies de parasitas nematódeos, enquanto mais da metade das mais de 12.000 espécies de platelmintos também são parasitas. As principais diferenças entre os dois são os seus formatos (um é arredondado e o outro achatado) e como processam o que ingerem. Os nematódeos possuem sistema digestivo, já os platelmintos somente uma espécie de cavidade digestiva.

Outras pessoas estão lendo

Nematódeos

O sistema digestivo dos nematódeos se assemelha ao de muitas espécies de minhocas. Eles possuem uma abertura em uma das extremidades pela qual entram os nutrientes e outra na extremidade por onde saem os dejetos. Eles também são delgados e normalmente medem menos de 0,3 cm de comprimento. Muitos são tão pequenos que é necessário um microscópio para enxergá-los, enquanto outros podem medir mais de 5 cm de comprimento. Suas cabeças são grandes e características.

Platelmintos

Diferentemente dos nematódeos, os platelmintos não possuem sistema digestivo. Ao invés disso, eles absorvem oxigênio e nutrientes através de seus corpos achatados e então regurgitam os dejetos pela boca, apesar de alguns possuírem ânus. A maioria também não possui sistema respiratório ou circulatório especializados, ao contrário dos nematódeos. Além disso, eles são bilaterais, o que significa que seu lado direito é idêntico ao esquerdo, enquanto os nematódeos são arredondados, sem definição de lados.

Diferenciação

Nematódeos se diferenciam entre machos e fêmeas e se reproduzem de maneira sexuada, já os platelmintos tendem a ser hermafroditas. Isso significa que eles têm a capacidade de se reproduzir sem ter relações sexuais com outros platelmintos. Enquanto nematódeos costumam ter sistemas nervosos difundidos, todas as espécies de platelmintos possuem sistemas concentrados nas extremidades da cabeça. Eles preferem ambientes aquáticos ou úmidos, enquanto os nematódeos podem ser encontrados em qualquer tipo de ambiente, úmido ou seco, em qualquer lugar do mundo.

Aviso

Ambos nematódeos e platelmintos são parasitas dos humanos e podem causar diversas doenças. Em ataques graves de parasitas, ambos podem até causar a morte do hospedeiro, se houver um número suficiente para isso. Infecções comuns por nematódeos incluem as por ancilóstomos e oxiúros além da Trichinella, que pode causar triquinose. Ao comer carne de porco ou derivados, crus ou malpassados, pode-se contrair o parasita. Os platelmintos da espécie Schistosoma também são conhecidos por causar esquistossomose potencialmente letal.

Diferenças entre nematódeos e platelmintos
Platelmintos da espécie Schistosoma podem causar febres potencialmente letais em humanos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível