As diferenças entre o osciloscópio digital e o analógico

Escrito por adam blevins | Traduzido por tiago nunes soares
As diferenças entre o osciloscópio digital e o analógico
Cada tipo de osciloscópio tem características próprias (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Um osciloscópio é um dispositivo utilizado para o teste de tensão em função do tempo de um ou de uma série de sinais eletrônicos. Usando um osciloscópio, um engenheiro de som treinado pode diagnosticar problemas em equipamentos de som. Os dois tipos básicos de osciloscópio são o digital e o analógico. Cada tipo de osciloscópio tem seus pontos fortes e suas fraquezas.

Partes de um osciloscópio

Há três seções no painel frontal de um osciloscópio: tela, base de tempo e canais. Cada dispositivo tem uma tela que pode ser um tubo de raios catódicos (como nas TVs mais antigas) ou tela de cristal líquido (LCD, como algumas TVs de tela plana mais recentes). Com a base de tempo, você pode controlar a posição de tempo da forma de onda para ver diferentes partes do sinal. O canal de controle é utilizado para analisar os diferentes sinais de entrada.

A taxa de amostragem

A taxa de amostragem determina a resolução máxima em que é possível visualizar as formas de onda. Uma taxa de amostragem maior significa que você pode ver um sinal mais de perto, com mais precisão e fazer os ajustes mais finos. Os osciloscópios digitais são capazes de taxas de amostragem muito mais elevadas do que os modelos analógicos.

Memória

A memória do osciloscópio determina quanto de uma forma de onda você pode capturar no dispositivo. Uma memória maior significa que você pode analisar um sinal mais longo, ou mais sinais ao mesmo tempo. Os modelos digitais ganham nesse quesito, já que eles têm mais capacidade de memória do que seus parentes analógicos.

Opções de conexão

Um dos maiores benefícios dos osciloscópios digitais é que eles geralmente vêm equipados com uma porta USB 2.0 de alta velocidade. Isto significa que o aparelho pode ser conectado a um computador que você pode usar para salvar formas de onda para serem analisadas. Além disso, você pode usar o software do computador para analisar melhor as formas de onda que você salvar.

Vantagens de um osciloscópio analógico

A tela de um osciloscópio analógico é mais adequada para a análise de sinais em tempo real, porque você pode ajustar o foco e a intensidade da exibição para uma visualização de tela mais nítida. Os modelos digitais, por outro lado, são melhores para o armazenamento de formas de onda para analisar mais tarde, devido à sua maior capacidade de memória. Modelos analógicos também incluem uma função chamada "classificação de intensidade", que destaca automaticamente anomalias no sinal, tornando mais fácil a detecção de problemas.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível