Mais
×

Diferenças entre papel couché e papel sulfite

Atualizado em 17 abril, 2017

O uso de papel couché contra papel sulfite é uma questão de aparência, custo e desempenho. Ambos são capazes de satisfazer as necessidades básicas de impressão, mas cada um tem atributos distintos e vantagens.

Couché X Sulfite (magazine image by Angelika Bentin from Fotolia.com)

Acabamento

O papel couché tem um revestimento liso na superfície, geralmente de argila, e está disponível em várias opções de acabamentos desde brilhoso a fosco. Papel sulfite tem uma textura mais áspera, sem um revestimento adicional na superfície.

Uso

O papel couché é usado principalmente em impressões com muitas cores, e este fica sujeito à manipulação contínua como revistas, folhetos, capas de livros e cartões postais. Papel sulfite é usado para livros, artigos de papelaria, fotocópia e impressão geral com uma única cor ou múltipla de cores.

Peso

O papel couché é geralmente mais pesado do que o papel sulfite, mesmo se a gramatura for semelhante, devido ao revestimento de argila mais denso. Papel sulfite tem a vantagem de ser mais leve, mesmo com gramaturas maiores.

Gramatura

Papéis couché e papel sulfite estão disponíveis em várias gramaturas para atender necessidades diferentes, desde papel fino para folheto e anúncios até papeis mais grossos para embalagens e outros usos.

Opacidade

O papel couché é mais opaco do que o papel sulfite devido ao revestimento, o qual mantém o lado da impressão com transparência mínima. Papéis couché mais pesados​​, como os utilizados em embalagens, podem ser completamente opacos.

Textura e impressão

O papel couché é suave e liso, ele permite que a tinta fique sobre do papel e fique com um visual mais fino -- particularmente com impressão de fotografias. A textura mais áspera do papel sulfite é adequado para a página de livro e para o manuseio do papel. Fotografias e impressões multicolor também são feitas em papel sulfite, mas as cores não são tão brilhantes como com no papel couché, já que a tinta é mais facilmente absorvida pelas fibras do papel.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article