Mais
×

Diferenças entre a papoula-oriental e a papoula-dormideira

Ao redor do mundo, existem mais de 50 espécies de papoulas (Papaver spp.), todas produzindo flores chamativas dignas de um jardim. Duas espécies de papoulas destacam-se: a papoula-oriental (Papaver orientale) e a papoula-dormideira (Papaver somniferum). A primeira está entre as flores perenes mais cultivadas, mas seu cultivo é ilegal a não ser que você tenha uma permissão, assegurando que o cultivo não é para a produção de narcóticos.

Flores com pétalas de babado de uma papoula-oriental (Poppy image by Susan Kronowitz from Fotolia.com)

Origens

O nome papoula-oriental não condiz com suas origens, uma vez que ela é nativa do sudoeste da Ásia, não do extremo leste. Allan Armitage, um expert americano notável em plantas perenes da Universidade da Geórgia, declara que as variedades modernas de papoula-oriental são provavelmente resultantes da hibridização com a papoula-iraniana ao longo dos anos. De acordo com ele, a papoula-dormideira foi cultivada por séculos antes de Cristo. Ela já foi tão amplamente cultivada que sua origem precisa é obscura, mas os botânicos acreditam que a área do seu habitat abrange o oeste e sudeste da Europa.

Características

Ambos os tipos de papoula passam dos 45 cm de altura, mas são muito diferentes quando observadas de perto. As folhas da papoula-oriental são de cor verde intensa com os lóbulos cortados, que se parecem com penas, e não fecham o caule da planta. Por outro lado, as folhas da papoula-dormideira são irregularmente dentadas, de cor verde acinzentada, e possuem uma base larga que fecha o caule. Elas tendem a florescer no fim da primavera, enquanto as orientais o fazem no começo do verão.

As folhas da papoula-oriental aparentam estar cobertas de pequenos fios e são cortadas com lóbulos pontudos (Poppy image by anna karwowska from Fotolia.com)

Longevidade da planta

As papoulas-orientais são plantas herbáceas perenes que tornam-se dormentes entre o meio e o fim do verão, e são melhor cultivadas em regiões com invernos intensos. As papoulas-dormideiras crescem anualmente, completando seu ciclo de vida ao longo de um ano, e raramente são plantadas durante o inverno em regiões amenas para florescerem na próxima primavera. Suas flores perdem suas pétalas mais rapidamente após florescerem que as flores da papoula-oriental.

Utilidades

As papoulas-orientais podem crescer como flores ornamentais de jardim para exibições na primavera, mas as papoulas-dormideira são ilegais em vários países. A preocupação com essa variedade se dá porque o látex seco proveniente das flores pode ser utilizado para a fabricação de heroína. No entanto, suas sementes podem ser utilizadas com segurança para panificação e também como tempero.

Sementes de papoulas são utilizadas para panificação e como condimento (poppy seed heads image by Alison Bowden from Fotolia.com)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article