Mais
×

Diferenças entre pedra brita e cascalho ervilha

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As pedras podem vir em muitas formas e variedades, e podem ser usadas para formar trilhas para carros e pedestres, pátios, e tudo mais no que se refere ao paisagismo. Dois tipos comuns de pedras usadas no paisagismo são as pedras britas e o cascalho em forma de ervilha. São consideravelmente diferentes na aparência e possuem também diferenças em suas vantagens e desvantagens, esses tipos podem ser usados nos mais variados projetos de paisagismo.

O cascalho em ervilha possui um visual melhor que a pedra brita e promove um andar mais confortável (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tamanho e aparência

A principal diferença entre os dois tipos de pedras é o tamanho delas. O cascalho ervilha, como o nome sugere, é pequeno. Com pedras de 60-80 mm de diâmetro, elas possuem ainda superfícies arredondadas e geralmente são sortidas nas mais variadas cores, como azul claro, vermelho claro e bege. A pedra brita por outro lado é geralmente maior em diâmetro, podendo ter de 120 a 250 milímetros.

Usos do cascalho ervilha

A qualidade mais explorada do cascalho ervilha é a sua aparência. As pedras coloridas e pequenas dão um visual bacana ao quintal e ainda são confortáveis ao pisar. Um dos usos do cascalho ervilha é para criar passarelas para pedestres. É fácil de fazer e mais barato do que as passarelas de concreto. Esse cascalho ainda pode ser colocado em qualquer jardim para dar um visual diferente. Outro uso é pavimentar um pátio nos fundos de casa. Simplesmente demarque uma área para o pátio e derrame as pedras como pavimento.

Usos da pedra brita

A melhor qualidade da pedra brita já é diferente, é a sua durabilidade. Ela também pode ser aplicada em pavimentos de inúmeras coisas. Mas um dos usos mais comuns é nas garagens. Ao invés de colocar uma estrutura de concreto, a qual pode ser bem cara, uma alternativa é colocar uma camada de pedra brita. Ela servirá ao propósito tão bem quanto o concreto e terá um acabamento mais bonito. Além disso, a pedra fornecerá mais tração ao carro em qualquer clima, se comparada ao concreto.

Preço

O preço desses dois tipos de pedras variam muito dependendo da quantidade que será adquirida. Pode ser difícil estimar a quantidade necessária para seu projeto se ele não for muito fácil de medir, como uma passarela por exemplo. Uma medida estimada pode o ajudar a economizar um pouco pelo menos. O cascalho ervilha é mais barato e a brita pode chegar a custar quatro vezes mais por metro cúbico do produto.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article