As diferenças entre pentáculo e pentagrama

Escrito por rob callahan | Traduzido por mariana pelicano
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As diferenças entre pentáculo e pentagrama
Os wiccans costumam incorporar pentagramas e pentáculos em suas práticas espirituais (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Pentáculos e pentagramas são símbolos comumente usados pelos Wiccans e outros praticantes neo-pagãos. Seus usos datam de desde antes dos tempos cristãos, no entanto, alcançaram uma certa notoriedade entre os cristãos como símbolo satânico. Embora a Igreja de Satã reconheça um símbolo superficialmente similar -- o Sinete de Baphomet -- como seu símbolo oficial, o uso e significado desse símbolo são diferentes dos do pentáculo e pentagrama pagãos.

Outras pessoas estão lendo

Características em comum e similaridades

Os pentagramas e pentáculos possuem a estrela de cinco pontas como sua característica central. Ambos podem ser desenhados com uma ponta apontando para cima e duas para baixo ou invertidas, com duas pontas para cima e uma para baixo. Outros símbolos que são semelhantes em aparência contém outros símbolos dentro ou ao redor da estrela.

As diferenças entre pentáculo e pentagrama
Os pentáculos e pentagramas costumam aparecer fora de contexto religioso (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Pentagramas

O pentagrama é tradicionalmente expresso como uma estrela de cinco pontas sem adornos. Ele é usado desde o século 6 a.C. como um símbolo clandestino dos seguidores de Pitágoras, que ensinava a busca pelo conhecimento; a Ordem Maçônica moderna traça sua origem nessa época. Os primeiros cinco livros das Escrituras Hebraicas, coletivamente conhecidas como a Torah, também são representados por um pentagrama e, em tempos cristãos, foi usado como um símbolo das cinco feridas que Jesus recebeu durante a crucificação.

As diferenças entre pentáculo e pentagrama
Um pentagrama sem o círculo do pentáculo adornando uma construção (Jeff Randall/Lifesize/Getty Images)

Pentáculo

O pentáculo difere do pentagrama no sentido de que ele possui uma estrela de cinco pontas cercada por um círculo; um pentáculo invertido, por exemplo, adorna a Medalha de Honra Congressional dos Estados Unidos. Enquanto ele é principalmente um símbolo de espiritualidade Wiccan, pentáculos inclinados ou invertidos foram incorporados nos logos de algumas bandas de hard rock e heavy metal para passar uma imagem mais perigosa e rebelde, graças a sua associação com o Satanismo entre os leigos para projetar o efeito desejado.

As diferenças entre pentáculo e pentagrama
Bandas de heavy metal e góticas costumam incorporar imagens obscuras, como pentáculos (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)

Sinete de Baphomet

O Sinete de Baphomet é um pentáculo invertido com uma cabeça de bode incorporada no design da estrela. Em algumas representações, as duas pontas superiores formam os chifres do bode, e a ponta inferior forma o focinho ou queixo do bode. Seu uso data desde antes de qualquer grupo organizado que se diz praticante de Satanismo, e é ligado à tortura dos cavaleiros Templários durante a Inquisição.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível