Diferenças entre pesquisa quantitativa e qualitativa em termos de conceitos a serem medidos

Escrito por goody clairenstein | Traduzido por marcos gomes
Diferenças entre pesquisa quantitativa e qualitativa em termos de conceitos a serem medidos
Os métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa são usados em pesquisas científicas e de ciências sociais (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

A pesquisa quantitativa mede resultados em números e gráficos, enquanto a pesquisa qualitativa faz a medição dos resultados por meio da descrição, evidência anedótica e impressões autorregistradas. As pesquisas qualitativa e quantitativa, enquanto marcadamente diferentes uma da outra, são ambas importantes para a busca de novas descobertas e aumento de nossa compreensão do mundo e de cada um de nós. Estas pesquisas podem ser usadas em conjunto para aumentar o amplidão e a profundidade do assunto investigado e para ampliar a divulgação do registro do resultado. O uso dos dois métodos é conhecido como métodos híbridos de pesquisa.

Métodos de pesquisa

Os projetos de pesquisas quantitativas e qualitativas fazem uso de diferentes métodos para captar informações de acordo com o conceito a ser medido. Os métodos quantitativos usam padronização matemática, manipulação e interpretação de estatísticas, assim como hipóteses e teorias para medir de modo eficiente diferentes fenômenos nas ciências naturais. Estes métodos de pesquisas quantitativas se embasam na observação empírica reunindo informação por meio da experimentação. Um parecer opinativo é comumente usado no método quantitativo. Já os métodos de pesquisa qualitativa usam pequenas amostragens com um foco mais específico para reunir informações sobre o como e o porquê da interação humana. A narrativa de histórias e grupos de enfoque são dois exemplos de métodos de pesquisa qualitativos.

Objetivo primário de pesquisa

Métodos de pesquisa quantitativos e qualitativos são usados para responder diferentes questões sobre o conceito ou assunto sobre o qual são designados a investigar. Antes de selecionar uma metodologia, os pesquisadores primeiro precisam perguntar se o fenômeno ou conceito a ser medido pode, de fato, ser medido em termos de números e estatísticas — por exemplo, se um rato de laboratório lembra qual alavanca se pressiona por uma recompensa — então a informação pode ser medida quantitativamente. Se o conceito se apoia mais em uma experiência pessoal — no caso, as experiências de soldados sobre o retorno para casa vindo de sua viagem em missão — então um método qualitativo usando entrevistas pessoais, por exemplo, é mais apropriado.

Disciplina

Os métodos quantitativos e qualitativos são cada um associados a diferentes disciplinas, apesar de nenhuma disciplina ser limitada exclusivamente a cada metodologia, e existe ainda algum debate sobre qual é mais apropriado em certos contextos de pesquisa. Os métodos quantitativos de pesquisa estão associados a matemática, as ciências naturais e o aspecto científico das ciências sociais, tal como ciência cognitiva em psicologia. Os métodos de pesquisa qualitativos estão associados a ciências sociais, como psicologia social, do comportamento e anormal, antropologia e sociologia, bem como com pesquisa de mercado para vários produtos de consumo em forma de grupos de interesse.

Audiência pretendida

Pelo fato de sempre fazerem uso extensivo de reprodução matemática, os métodos quantitativos em relatórios ou investigações podem limitar a audiência pretendida para seguir pesquisadores ou cientistas, que compartilham o mesmo vocabulário e base de conhecimento necessários para interpretar com propriedade as estatísticas e sugestões do relatório ou estudo. Os métodos qualitativos podem ter um papel mais amplo quando fazem uso da informação anedótica e perspectiva pessoal. Quando o conceito a ser medido é um tópico especializado de ciências naturais ou matemática que pode ser controlado em espaço laboratorial, os métodos quantitativos são sempre utilizados. Quando o conceito depende das experiências pessoais ou fenômenos sociais de larga escala para fazer observações e extrair conclusões, os métodos qualitativos são usados com maior frequência.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível