×
Loading ...

Diferenças entre petéquia e púrpura

Atualizado em 23 março, 2017

Apesar do sangramento sob a pele (diagnosticado pelos médicos como uma das várias condições incluindo petéquias e púrpura) ser um sintoma de um número vasto de desordens médicas, pode sinalizar o início de uma doença grave. Ambas condições são causadas por pequenas quantidades de sangramento apenas sob a superfície da pele e aparecem como manchas vermelhas, eventualmente desaparecendo com um tom azulado ou amarronzado, semelhante à maneira que um hematoma desaparece.

A pele saudável não mostra nenhum sinal de coleção de sangue abaixo da superfície (skin image by Robert Kelly from Fotolia.com)

Petéquias

Petéquias são minúsculas manchas puntiforme que, geralmente, aparecem em grupos semelhantes a uma erupção cutânea. A maioria dos médicos consideram manchas com tamanho até 3 mm ou 4 mm, para um diagnóstico. A cor das petéquias não desaparece quando uma pressão é aplicada sobre a pele.

Loading...

Purpura

Púrpuras são manchas semelhantes à petéquias, apenas maiores, com um tamanho máximo de 1 cm. Tal como acontece com as petéquias, a púrpura não desaparece quando uma pressão é aplicada sobre a pele.

Equimose

Qualquer hemorragia na pele maior do que 1 cm é diagnosticada como uma equimose, que é comumente chamada de hematoma. Equimoses geralmente envolvem uma perda de sangue em um nível mais profundo do tecido do que aquele em que ocorrem as petéquias e a púrpura.

Causas e tratamento

Apesar de existirem muitas causas possíveis para petéquias e púrpura, ambas condições podem ser sinais de problemas maiores, tais como: reações alérgicas, doenças autoimunes ou deficiência de vitamina. A púrpura também pode ser causada por uma baixa contagem de plaquetas no sangue. Tratar estes sinais de pele é uma questão de identificar e lidar com o problema subjacente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...