Diferenças entre picadas de mosquito e de moscas de areia

Escrito por casandra maier | Traduzido por mariana mendonça
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre picadas de mosquito e de moscas de areia
Mosquitos e moscas fêmeas precisam da proteína do sangue para que seus ovos possam maturar e se desenvolver (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Moscas de areia e mosquitos são insetos não venenosos que picam para obter proteínas do sangue. Na maior parte das vezes suas picadas são inofensivas; no entanto, em alguns casos mosquitos e moscas carregam e transmitem doenças. Enquanto ambas as picadas produzem um vergão que coça, existem algumas poucas diferenças entre as picadas de mosquito e as da mosca de areia. Em ambos os casos, você pode se proteger de ser picado usando repelentes contra insetos e reduzindo a área de pele que expõe em momentos do dia em que as picadas são mais frequentes.

Outras pessoas estão lendo

O básico

Mosquitos e moscas de areia picam suas vítimas para se alimentar de seu sangue. Em ambos os insetos, apenas as fêmeas picam a fim de obter a proteína do sangue de modo que sejam capazes de produzir ovos. A mordida de um mosquito ou mosca de areia se transforma em uma marca de coceira porque a fêmea injeta saliva na vítima enquanto se alimenta. A saliva funciona para diluir o sangue e evitar que ele coagule durante a alimentação. Esta saliva provoca uma reação auto-imune que provoca que a picada coce e inche.

Mosquitos

Há bem mais de 2.000 espécies de mosquitos no mundo. Estes insetos voadores se alimentam do sangue de aves e mamíferos. Muitos fatores atraem e causam que mosquitos piquem os seres humanos, incluindo o dióxido de carbono que exalamos, a umidade, ácido láctico e transpiração. Os mosquitos também são atraídos por coisas como desodorantes, detergentes, movimento e calor do corpo. Pessoas vestindo cores escuras são mais propensas a serem picadas, porque as cores escuras absorvem mais calor. Mosquitos comumente picam no final da tarde e à noite; no entanto, esses insetos podem picar a qualquer hora do dia.

Moscas de areia

As moscas de areia também são chamadas de moscas que picam. Esses insetos são encontrados vivendo em - e em torno de - habitats aquáticos e semi-aquáticos, incluindo lama e detritos orgânicos molhados. Durante tempos com muito vento elas permanecem inativas, mas tipicamente as moscas femininas surgem para encontrar vítimas nas primeiras horas da manhã e ao anoitecer. Moscas de areia também se alimentam de uma grande variedade de animais, incluindo os seres humanos. Ao picar os seres humanos, elas são conhecidas por atacar em grande número. Geralmente picam o rosto, mãos ou couro cabeludo de suas vítimas, mas também picam qualquer área de pele exposta.

Picadas

Ambos a mosca de areia e o mosquito produzem uma marca de coceira vermelha após morder os seres humanos, mas alguns humanos terão reações alérgicas mais violentas do que os outros. Uma mordida de mosquito também pode queimar e se transformar em um grande vergão. Picadas da mosca de areia ocorrem normalmente em grupos. Suas picadas são muito dolorosas. A picada de uma pequena mosca de areia pode ser mais dolorosa do que a de um grande mosquito. Picadas de moscas de areia também podem produz erupções cutâneas e causar febres em suas vítimas, dependendo da tolerância à mordida.

Doenças

Enquanto a maioria das picadas de mosquitos ou moscas de areia são simplesmente uma incômoda coceira, estes insetos são conhecidos em algumas áreas por transmitir doenças. Os mosquitos são conhecidos por transmitir a malária e a febre amarela por meio de suas picadas. Por outro lado, as moscas são capazes de transmitir doenças como a doença de Carrión, febre pappataci, vermes filárias e doenças como a leishmaniose, que é comparada a malária.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível