Diferenças entre as plantas que florescem de noite e de dia

Escrito por lisaamstutz | Traduzido por thiago sanches
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre as plantas que florescem de noite e de dia
Plantas em que as flores desbrocham a noite tendem ser levemente coloridaspara atrair o polinizadores noturnos (Night Blooming Cactus at Dawn image by Richard Haworth from Fotolia.com)

Flores que florescem de noite como as Flores lunares (Ipomoea alba), Dama da noite (Oenothera) e Maravilha (Mirabilis jalapa) diferem das que florescem durante o dia em várias maneiras importantes e podem adicionar uma nova dimensão para o seu projeto paisagístico. Elas são muitas vezes negligenciadas no planejamento do jardim, pois a maioria dos jardineiros está mais familiarizados com as flores mais coloridas que desabrocham durante o dia .

Outras pessoas estão lendo

Função

Flores servem para um propósito principal em qualquer planta: reprodução. Cada espécie de planta tem flores estruturadas para melhor cumprir essa tarefa. Algumas usam o vento ou a água para espalhar o pólen, mas a maioria confia essa tarefa a insetos ou outros animais polinizadores.

Os polinizadores mais comuns e abundantes são ativos durante o dia e há muita concorrência por seus serviços. Assim, algumas flores se adaptaram alocando seus recursos para atrair os polinizadores noturnos. Como estes polinizadores não podem ser atraídos pelos mesmos elementos visuais que os polinizadores diurnos, é preciso um conjunto diferente de estratégias.

Coloração

Uma diferença fundamental entre as plantas que florescem de dia para as plantas que florescem à noite é a sua coloração. As noturnas tendem a ser brancas ou levemente coloridas e/ou prateadas, folhagem variada que quase parece brilhar ao luar. Isto ajuda a aumentar a sua visibilidade para os polinizadores noturnos como morcegos e mariposas.

Por outro lado, a visibilidade não é um problema para as flores que desabrocham durante o dia que geralmente utilizam cores brilhantes para atrair os polinizadores, muitos dos quais atraídos por cores específicas. Abelhas, borboletas e beija-flores são atraídas por certas cores - até mesmo alguns tons que não são visíveis para os seres humanos, tais como o infravermelho e o ultravioleta.

Fragrância

A maioria das plantas que florescem de noite são muito perfumadas. Seu forte aroma ajuda a atrair os polinizadores noturnos, já que os sinais visuais são limitados. Algumas plantas que florescem de noite permanecem abertas durante todo o dia, mas tornam-se mais perfumadas de tarde e à noite, quando seus polinizadores tornam-se mais ativos.

Algumas plantas que florescem de dia também usam perfume para atrair polinizadores, mas a maioria depende fortemente de sinais visuais. De acordo com a National Academy of Sciences, abelhas usam o cheiro para localizar as flores, porém pássaros e borboletas confiam mais na visão. Por isso, flores polinizadas por pássaros e borboletas são geralmente coloridas, mas não muito perfumadas.

Tamanho

O tamanho varia tanto quanto nas plantas que florescem de dia como as que florescem de noite, mas muitas noturnas tem flores grandes. Ambos morcegos e mariposas são atraídas por essas flores grandes, já que são mais fáceis de serem vistas à noite.

Identificação

A maneira mais simples de identificar se a flor desabrocha de dia ou de noite é observando-as. Entretanto, essa informação também deve ser incluída em um catálogo que lista as sementes ou guias de identificação de plantas. Para uma referência online, veja a base de dados da USDA PLANTS. O website da Colorado State University Cooperative Extension lista fielmente as variações de plantas que florescem à noite.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível