×
Loading ...

Como saber as diferenças entre polietileno e fibra de vidro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O polietileno é um tipo de plástico muito barato, flexível e resistente. Ele existe em uma variedade de densidades, que afetam a espessura e maleabilidade do plástico. A fibra de vidro é feita de um material leve, rígido e forte. Tanto o polietileno de alta densidade quanto a fibra de vidro são usados na construção de uma variedade de produtos, como canoas e caiaques, assim como galpões de armazenamento e fossas sépticas. Que substância é melhor é um assunto largamente debatido. As duas têm seus prós e contras. Existem várias maneiras de determinar se um produto é de polietileno ou fibra de vidro.

Instruções

As canoas, geralmente, são feitas de polietileno ou de fibra de vidro (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Teste o peso. Pegue peças de tamanhos iguais de cada produto e pese-as em uma balança. O polietileno de alta densidade pesa 80,7 kg / m3. A fibra de vidro pesa 32 kg / m3.

    Loading...
  2. Faça um teste de arranhão. Use alguma coisa pequena, como um alfinete, e passe a ponta dele ao longo da superfície de cada uma das peças, em um local em que o arranhão não fique à mostra. O polietileno é mais facilmente arranhado do que a fibra de vidro.

  3. Teste a flexibilidade do produto. Coloque as duas peças sob uma lâmpada incandescente por cerca de 10 minutos, ou deixe as duas no sol em temperaturas superiores a 27 graus Célsius. A fibra de vidro não ficará mais flexível no sol, continuará quebradiça. O polietileno fica flexível na presença de calor e pode perder a forma, porém, ele geralmente volta ao formato original depois de esfriar. Em um dia extremamente quente, algumas canoas de polietileno podem mudar de formato à medida que se rema nelas.

  4. Faça o teste do preço. Compare dois produtos similares com a mesma qualidade de aditivos, caso haja algum. Como os plásticos podem ser produzidos em massa mais facilmente do que a fibra de vidro, um produto de fibra, geralmente, custará mais do que um similar de polietileno.

  5. Verifique a reparabilidade do material, questionando os vendedores ou especialistas sobre a reparação do produto que estiver adquirindo. A fibra de vidro pode ser facilmente reparada. Embora o plástico não seja impossível de se reparar, ele é muito mais difícil. Em canoas e caiaques, um casco de fibra de vidro pode ser facilmente reparado, e um remendo de fibra é dificilmente notado. Um buraco no plástico é muito mais complicado de se reparar, isso se puder ser reparado.

Loading...

O que você precisa

  • Balança
  • Alfinete de segurança
  • Lâmpada incandescente

Referências

Loading ...
Loading ...