×
Loading ...

Diferenças entre PVC mole e duro

Atualizado em 21 novembro, 2016

O PVC mole e duro são usados para a fabricação de diferentes produtos, dependendo das propriedades e características físicas. PVC é o nome abreviado do cloreto de polivinila, um tipo de polímero termoplástico. Esse material é amplamente usado no setor de construção por causa de sua durabilidade, custo benefício e maleabilidade. O PVC também é usado no setor da saúde, na embalagem de alimentos, partes automotivas, capas de chuva e brinquedos. Um produto de PVC não deve ser exposto a temperaturas maiores que 70 graus Celsius.

Um dos usos mais comuns do PVC é na fabricação de canos (Andy Sotiriou/Photodisc/Getty Images)

Composição

O PVC rígido geralmente não tem nenhum elemento plastificante, enquanto o PVC mole tem alta concentração de plastificadores. Este têm dois tipos: plastificadores primários e poliméricos. Os primeiros incluem ftlalatos, fosfatos e compostos de ácidos graxos. Adipatos, azelatos de propilenoglicol e ácido sebácico são alguns dos plastificadores poliméricos. Para tornar o PVC mais flexível, plastificantes como ftalatos, adipatos e fosfatos são usados em maior quantidade.

Loading...

Força física

O PVC duro ou rígido é denso e mais resistente à pressão do gás e do ar que o PVC mole ou flexível. A densidade do PVC duro pode variar entre 1,3 a 1,45 gramas por centímetro cúbico. A densidade do PVC mole, por sua fez, é de 1,1 a 1,35 gramas por centímetro cúbico. Devido a sua maior densidade, produtos de PVC rígido duram mais que os feitos de PVC mole.

Qualidades

O PVC rígido é mais procurado pelo setor de produção que o PVC flexível por sua maior resistência térmica, mecânica e química. O PVC mole geralmente tem menos utilidades, já que não pode ser preservado por tanto tampo, devido ao excesso de agentes amaciantes. O PVC mole pode ser preservado por um tempo maior, o que o torna útil para muitos produtos.

Usos e utilidades

Materiais brutos de PVC são usados no setor da construção. O PVC é usado para fazer molduras de janelas, canos e cantoneiras; pois pode suportar bem as ações da natureza. O PVC mole é usado em pisos, canos, molduras para proteção e isolamento térmico; por causa de sua flexibilidade e resistência a óleo, graxa e substâncias químicas.

Benefícios

O PVC duro pode ser reciclado e seus dejetos são menos prejudiciais que os de PVC mole, já que ele não contém concentrações adicionais de plastificantes. O PVC mole tem maior concentração de plastificantes, tornando-o mais prejudicial à saúde e mais difícil de reciclar.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...