Diferenças entre queijos Camembert e Brie

Escrito por janet lee-amies | Traduzido por meyrilene santos
Diferenças entre queijos Camembert e Brie
O Brie se caracteriza por uma casca branca e um interior cor de palha (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A textura oleosa do Brie em um pedaço crocante de pão é suficiente para obter a boca salivando. Leve esse bem pegajoso ao próximo nível -- um disco inteiro de Camembert assado até que seu interior cor de palha comece a borbulhar. Os dois queijos podem parecer sinônimos quando se trata de sua aparência, textura e sabor. Embora as diferenças entre o Brie e o Camembert sejam sutis, aficionados argumentarão que eles não são iguais.

História

Tradicionalmente, tanto o Brie quanto o Camembert foram feitos na França. O primeiro Camembert foi feito em Camembert, Normandia, em 1791. Mais tarde, ele ganha a reputação de ser o favorito de Napoleão III. O Brie antecede o Camembert por mais de 100 anos, de acordo com o site Cheese-France. Esse antigo queijo vem da pequena aldeia de Brie, situada a 30 km leste de Paris. O primeiro registro de sua existência é escrito por Carlos Magno, que provou o queijo no ano de 744. Hoje, tanto o Brie quanto o Camembert são feitos nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e toda a Europa.

Características

Ambos, o Brie e o Camembert, são queijos macios tradicionalmente feitos de, leite de vaca não pasteurizado e cru. Ambos têm a casca branca característica que envolve o interior cremoso. Discos de Brie tradicional tendem a ser de 22,8 cm à 30 cm, em comparação com os discos menores de Camembert, que possuem cerca de 11,4 cm de diâmetro. Os queijos franceses Brie e Camembert são ambos feitos a partir de leite pasteurizado quando exportados para os EUA. A administração de comidas e drogas dos Estados Unidos afirma que não é seguro "comer queijos suaves, como o Brie e Camembert... feitos de leite não pasteurizados".

Diferenças entre queijos Camembert e Brie
O leite da vaca ganha características distintas das gramas pastadas, o que varia de região para região (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Sabor e variedade

Dependendo de qual a idade do queijo Brie, seu sabor pode ser descrito de frutas, nozes ou, até mesmo, cogumelos. O Camembert, quando envelhecido, tende a ser um pouco mais forte, mas quando jovem, é um pouco mais doce que o Brie. Ele é muitas vezes descrito como tendo um sabor salgado, frutado e de cogumelos, dependendo do quão maduro ele está. Ambos, Brie e Camembert, são feitos com 45% de gordura do leite, o que explica suas texturas cremosas. A crosta branca no queijo é comestível e é uma indicação de seu frescor. Deve ser branca e brilhante quando o queijo está maduro e pronto para comer. Se a casca for marrom, está acima do ponto. Use um toque como indicação de maturação. A casca deve estar elástica ao toque. Se ela estiver macia e o interior escorrendo, o queijo está velho.

Sugestões para servir

Ambos os queijos Brie e Camembert são melhor servidos à temperatura ambiente. Seus centros pastosos ficarão com uma textura líquida, perfeito para espalhar sobre a baguete francesa tradicional. Frutas secas, como tâmaras, figos, damascos e nozes, como amêndoas e avelãs, são excelentes acompanhamentos para o Brie e Camembert. De acordo com o Cheese-France, o Brie combina perfeitamente com uma taça borbulhante de Champagne. Camembert é complementado por Cabernet Sauvignon ou Chenin Blanc.

Diferenças entre queijos Camembert e Brie
Frutas secas e vinhos vermelhos são bons acompanhamentos para queijos suaves (Martin Poole/Photodisc/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível