As diferenças entre os queijos de leite de vaca, de cabra e de ovelha

Escrito por chelsea hall | Traduzido por gabriel tomicioli da silveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As diferenças entre os queijos de leite de vaca, de cabra e de ovelha
Uma tábua de queijos faz um fácil coquetel (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Nas últimas décadas o mundo dos queijos abriu-se aos consumidores; supermercados possuem uma ampla variedade de queijos gourmet de todo o mundo. Estão longe os dias de queijo alaranjado e processado em um hambúrguer. Atualmente, os cozinheiros adicionam queijo de cabra esfarelado, mussarela fresca ou queijo azul pungente. A maioria deles provém de leite de vaca, de cabra ou de ovelha.

Outras pessoas estão lendo

Queijo de leite de vaca

A maioria dos queijos é produzida a partir do leite de vaca, que é conhecido pelo seu sabor cremoso e suave. Uma vez que as vacas produzem mais leite do que ovelhas e cabras, eles são normalmente mais acessíveis. Cheddar, provolone e gouda são exemplos conhecidos pela maioria dos consumidores. O leite de vaca também é usado para asiago, brie, grana padano e taleggio. Os queijos do leite de vaca variam de suave a forte.

Queijo de leite de cabra

A maioria dos queijos de cabra é produzida na França, apesar da produção doméstica ter crescido desde os anos 90. Queijo de cabra, ou chèvre, tem um sabor picante e um aroma único, que difere ligeiramente dependendo de quanto tempo está envelhecido. O teor de gordura é semelhante ao queijo do leite de vaca, embora o sabor seja diferente devido aos ácidos gordos e ao alimento das cabras. Assim como os queijos de leite de vaca, os de cabra variam de suave a forte. A maioria dos supermercados vendem chèvre em forma de tronco, às vezes enrolado em ervas frescas e especiarias. Para uma salada de queijo de cabra quente, corte fatias do queijo, empane-as na farinha de rosca e frite em uma frigideira com azeite. Depois, coloque-as em uma cama de folhas verdes.

Queijo de leite de ovelha

Os queijos de leite de ovelha são quase sempre semi macios e são conhecidos por sua textura suave e ligeiramente oleosa. O leite de ovelha é altamente nutritivo, contendo mais vitamina A, B, E e cálcio do que o leite de vaca. Os queijos desse leite incluem feta, halloumi, manchego e pecorino romano. O queijo feta é semi macio, quebradiço e é conhecido por seu sabor ácido e salgado e é frequentemente encontrado na cozinha grega.

Tábua de queijos

Saber como montar uma tábua de queijos é uma ferramenta valiosa quando se trata de entretenimento doméstico. Não há regras rígidas e rápidas, embora aderir a três variedades permitirá aos convidados experimentar diferentes tipos de queijos sem sobrecarregar o paladar. Oferecer um queijo macio, um duro e um azul é uma maneira de se fazer um prato de queijo, mas melhor ainda seria oferecer um queijo de leite de vaca, um de leite de cabra e um de ovelha. Em uma tábua de madeira, organize um tronco de queijo de cabra, uma roda de brie e uma fatia grossa de pecorino romano. Deixe-os voltar à temperatura ambiente para que o sabor e o aroma estejam no pico. Coloque biscoitos de água e uvas na tábua, juntamente com as facas para que os convidados possam se servir.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível