Diferenças entre queimar calorias e queimar gorduras

Escrito por pam murphy | Traduzido por maria renata c. m. siqueira
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Diferenças entre queimar calorias e queimar gorduras
Exercício aeróbico queima gordura e caloria (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Seu corpo queima gordura e calorias durante o dia para preencher a energia necessária para atividade e funções metabólicas básicas. Quando você se exercita, seu corpo busca em calorias recém consumidas assim como em reservas de energia para combustível. Se você comer menos calorias do que queimar, uma parte da energia que você gasta vem de gordura armazenada.

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De onde vem a gordura do corpo

As calorias dos alimentos e bebidas que você consome ou são usadas imediatamente ou são armazenadas como reserva de energia. Seu corpo converte calorias desnecessárias em triglicérides, que são armazenadas em células de gordura. Os triglicérides podem vir da gordura em sua dieta ou podem ser formados a partir de outras fontes de caloria como os carboidratos. Essencialmente, qualquer caloria em excesso que você consumir será armazenada como gordura. Seu corpo usa das reservas de triglicérides para ganhar energia entre as refeições, e em geral, para ter combustível para atividades quando a energia imediata dos alimentos não está disponível.

Queimando calorias ou gordura

Quando você se exercita, o seu corpo usa primeiro as calorias disponíveis dos carboidratos. Uma vez que os carboidratos foram utilizados, os triglicérides são liberados das células de gordura para suprir qualquer necessidade de energia adicional para a sua atividade física. Como você precisa queimar 3.500 calorias a mais do que você consome para queimar 450 gramas de gordura, você está tecnicamente queimando caloria e gordura. Queimando mais calorias do que você consome, você força o seu corpo a acessar a energia armazenada como gordura. Da mesma maneira, queimar gordura sem aumentar o seu consumo de calorias significa que o seu corpo usará mais das calorias que você consome e armazenará menos delas.

Efeitos da dieta e do exercício

Você cria um deficit calórico quando reduz o consumo de calorias, aumenta o nível de atividade física ou uma combinação de ambos. Não importando qual método é utilizado, se você consome menos calorias do que necessita, seu corpo irá buscar energia nos estoques de gordura. Seu corpo queima calorias de forma constante para suprir as funções metabólicas, a atividade física e a digestão. Sejam essas calorias vindas de calorias imediatas ou estocadas a partir da gordura, você queimará gordura desde que mantenha um deficit calórico.

Considerações

Se você consistentemente consome mais calorias do que queima, nem sequer usará a gordura do corpo. Mesmo que você se exercite quando o estoque de carboidratos estiver acabado, assim que der ao seu corpo mais calorias do que o necessário, ele começará a armazenar o excesso em triglicérides. Neste caso, você está essencialmente queimando calorias e armazenando gordura. Mesmo que você esteja queimando gordura enquanto se exercita, o efeito é temporário. O American Council on Exercise ("Conselho Americano de Exercícios") diz que a zona de queima de gordura é um mito, e que se você quer perder peso e gordura corpórea, você deve essencialmente criar um deficit calórico.

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