×
Loading ...

As diferenças entre relatórios de viabilidade e planos de negócio

Atualizado em 25 julho, 2018

Um estudo de viabilidade é um elemento de um plano de negócio — ele sustenta o seu planejamento fornecendo dados que mostram que você pode abrir um empreendimento viável. Portanto, conduzir um estudo desse tipo sempre vem antes de projetar um plano de negócio. Os dois documentos possuem diferenças em termos de abordagem, propósito, informações, desenvolvimento e apresentação.

O estudo de viabilidade e o plano de negócio são documentos distintos que possuem várias diferenças (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Abordagem

Os estudos de viabilidade determinam se é possível operar um negócio baseado no seu conceito ou na sua ideia. Avaliar se um conceito de empreendimento é realizável requer uma pesquisa extensiva, cenários hipotéticos, análise do mercado e, em algumas situações, casos de estudo de outros negócios similares. Em outras palavras, a sua abordagem para desenvolver esse estudo começa com uma simples pergunta que você responderá usando uma variedade de métodos, dados e suposições. A abordagem da construção de um plano de negócio pode parecer similar, já que você reúne uma grande quantidade de informações e dados para demonstrar as capacidades do seu empreendimento. Porém, o seu plano é o projeto final, enquanto o estudo de viabilidade é o passo anterior à tentativa de escrever o planejamento para a empresa.

Loading...

Propósito

Os estudos de viabilidade e os planos de negócio não compartilham o mesmo propósito. A concepção de uma ideia de um empreendimento marca o início de um estudo de viabilidade. Essa análise da capacidade de realização determina se você deve ou não ir em frente e fazer o planejamento da empresa. Se ela concluir que é impossível abrir um empreendimento baseado no seu conceito, não há razões para continuar com o plano de negócio. Por outro lado, se o estudo tiver um resultado positivo e encorajador, é nesse momento que você deve voltar a sua atenção para a construção do planejamento. O propósito da análise de viabilidade é determinar se o plano deve ser redigido ou não. Já o propósito deste último é atrair interesse para o seu conceito e obter financiamento.

Informações

Os planos de negócio contêm diversas informações que podem parecer não ter relação; entretanto, elas são parte de um pacote inteiro que permite que você promova a ideia da sua empresa para instituições financeiras e financiadores, empresas de capital de risco ou investidores individuais. Esses planejamentos possuem um resumo executivo, estudo de viabilidade, currículo, biografia ou declaração profissional sobre a experiência de negócios do empreendedor, modelos e projeções financeiros, detalhes operacionais e uma descrição da estrutura organizacional e do controle de qualidade. As análises de viabilidade incluem dados sobre o público-alvo, as condições econômicas e de mercado, localização geográfica e acessibilidade, viabilidade financeira e procura do seu produto ou serviço.

Desenvolvimento

Algumas equipes de negócios que estão nos estágios iniciais contratam os serviços de um especialista, cujo único foco é conduzir um estudo e uma análise de viabilidade. Embora haja empresas que redigem planos de negócio para futuros empresários, muitas das informações para o documento vêm da equipe. Portanto, é quase impossível delegar o planejamento inteiro a alguém de fora do seu círculo. O desenvolvimento de um estudo de viabilidade é baseado em dados inteiramente objetivos, enquanto é mais aceitável para o plano do seu empreendimento demonstrar entusiasmo com relação ao seu conceito.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...