on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

As diferenças entre a reprodução sexuada e assexuada

Atualizado em 17 abril, 2017

Os organismos se reproduzem assexuadamente ou sexuadamente. A reprodução assexuada é feita por um organismo que se clona ou, de outro modo, se divide. A sexuada requer que dois organismos combinem seus materiais genéticos. Em alguns casos, uma espécie é capaz de realizar as duas variações, dependendo de suas condições de sobrevivência.

A maioria dos animais se reproduz sexuadamente (Anup Shah/Digital Vision/Getty Images)

Reprodução assexuada em plantas

A reprodução assexuada é mais comum em plantas do que em animais. Ela pode ser feita pelos caules da planta-mãe se curvando para a terra e tornando-se uma nova planta ou pelas raízes enviando novos caules que, eventualmente, se tornarão independentes. Algumas plantas também formam pequenos brotos que, com o tempo, se rompem e tornam-se uma nova planta.

Loading...

Reprodução assexuada em animais

Os animais que se reproduzem assexuadamente fazem isso por meio de brotamento, partenogênese e fragmentação. Os brotos começam como um crescimento no corpo do organismo-mãe que, mais tarde, destaca-se e torna-se independente. A partenogênese é o desenvolvimento dos ovos sem a fertilização. Ela produz o que, essencialmente, é um clone do organismo-mãe. Na fragmentação, a criatura espontaneamente se rompe em pedaços que amadurecerão sozinhos.

Benefícios e custos

A reprodução assexuada é benéfica para o organismo porque não é necessário encontrar um parceiro. Ela também ajuda a espécie a evitar mutações prejudiciais. Ela é mais rápida, requer menos energia e produz populações maiores. O principal custo da reprodução assexuada é a variação genética mínima ou nula na prole. Isso é problemático caso o ambiente seja instável ou mutações e patógenos estejam presentes.

Reprodução sexuada em plantas

As plantas com flores são o único tipo de plantas que se reproduz sexuadamente. A mistura das gametas (células sexuais masculinas e femininas) é feita por meio da polinização. Geralmente, isso ocorre com a ajuda de insetos que transferem o pólen entre as flores. As sementes se desenvolvem a partir da fertilização (polinização) e crescem até se tornarem novas plantas, se as condições forem favoráveis.

Reprodução sexuada em animais

A reprodução sexuada em animais requer que o macho deposite o esperma na fêmea por meio de relações sexuais. Para que a fêmea fique grávida, isso deve ocorrer antes da ovulação.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...