Diferenças entre RJ11 e RJ14

Escrito por stephen byron cooper Google | Traduzido por guilherme vieira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre RJ11 e RJ14
Os conectores RJ11 e RJ14 aparentam ser iguais (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

O RJ11 é o conector telefônico padrão nos Estados Unidos. As diferenças entre ele e um plugue RJ14 são praticamente invisíveis ao olho humano. Ambos aparentam exatamente o mesmo, exceto que o RJ14 possui dois fios de cobre a mais nas reentrâncias abaixo do conector do que o RJ11.

Outras pessoas estão lendo

Jacks (tomadas) registrados

RJ11 e RJ14 são ambos "Registered Jacks" (Tomadas Registradas), daí o "RJ" em seu nome. Em 1976, a FCC ordenou que a Bell Systems definisse uma série de conectores telefônicos para uso comum. Esses novos conectores foram publicados como "Registered Jacks", dado um numero de identificação para cada permutação. A Bell os publicou como Universal Service Order Codes (Códigos Universais de Ordem de Serviço), ou USOC. Esses códigos estão em uso comum até hoje e definem todas as possíveis configurações das tomadas para uso em sistemas telefônicos. A descrição RJ, na verdade, aplica-se ao plano de cabeamento tanto do plugue quanto do soquete, e não à forma física do conector. Um número de tomadas RJ compartilham o mesmo plugue, às vezes com variações bem sutis. O RJ11 e o RJ14 são exemplos disso.

Pinos e contatos

Os números dos RJ são atalhos para métodos de cabeamento. Os conectores USOC usam outro esquema de abreviação descrevendo as instalações dos conectores. Um plugue RJ11 tem o mesmo tamanho, a mesma forma e o mesmo formato que um RJ14, e ambos possuem seis pinos. No entanto, o RJ11 possui apenas dois contatos. Estes são as finas linhas de cobre que estão sobre o plugue, nas ranhuras, e que fazem contato com os pinos dentro do plugue e os correspondentes dentro do soquete. Na abreviação dos USOC, o plugue RJ11, com seis pinos e dois contatos, é chamado de 6P2C. O plugue RJ14 possui seis pinos e quatro contatos, logo é chamado de 6P4C. Um RJ11 pode ser cabeado como uma 6P4C, deixando os contatos mais externos desconectados.

Propósito

Cabos telefônicos domésticos contêm dois fios, trançados um sobre o outro. Eles são os caminhos positivo e negativo de um circuito completo. No jargão técnico de engenharia de telecomunicações (em inglês), o fio positivo é sempre chamado de "tip" (ponta) e o negativo de "ring" (anel). Dos seis pinos dentro de um plugue RJ11, apenas os dois centrais são conectados a fios. O negativo se conecta no pino 3 e o positivo no 4. Um RJ14 carrega duas linhas telefônicas. A primeira linha é cabeada exatamente como um RJ11 e a segunda tem seu fio negativo conectado ao pino 2 e o positivo ao pino 5.

Uso adicional

Enquanto um RJ11 conecta uma linha de telefone e um RJ14 conecta duas, o RJ25 conecta três. O plugue RJ25 é um 6P6C e, logo, todos os seis pinos do plugue se conectam a contatos e a fios. A fiação para um RJ25 é a mesma de um RJ14. A terceira linha tem seu fio negativo conectado ao pino 1 e o positivo ao pino 6.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível