Diferenças entre rosa e magenta

Flores de fúcsia inspiraram o outro nome do magenta

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Fabricantes de tintas e de tecidos e artistas misturam cores em diferentes combinações para criar matizes, tons e valores necessários para estabelecer um estado de espírito, completar um projeto ou pintar a ilusão de profundidade em uma tela. Cores fortes e quentes energizam e amplificam o espaço, enquanto tonalidades frias relaxam e tranquilizam. A diferença entre rosa, que é um matiz, e magenta, uma cor terciária, são as cores misturadas que os originam.

Teoria das cores

Criada por Sir Isaac Newton em 1666, a roda das cores começa com as primárias: vermelho, amarelo e azul. As cores primárias são retiradas de minerais, pedras, plantas e materiais orgânicos e não podem ser criadas através da mistura de outras cores. As cores primárias, quando misturadas a outras do mesmo tipo, geram as cores secundárias: verde, laranja e roxo. Cores primárias combinadas a cores secundárias produzem as cores terciárias.

Cores terciárias: magenta

É preciso misturar a cor primária vermelha com a cor secundária roxa ou violeta para produzir a cor chamada de magenta, ou fúcsia (nomeada no final do século 19 por causa de uma flor cor-de-rosa arroxeada). É possível criar variações de magenta através do ajuste de proporções de vermelho puro ou azul com diferentes roxos e violetas secundários. Os nomes variam de fúcsia quente ou elétrico, com mais vermelho do que azul na combinação, a fúcsia hollywood ou fashion, que acrescenta um pouco de verde para aprofundar sua intensidade em roupas, sapatos e maquiagem. O fúcsia escuro tem quase as mesmas proporções de vermelho e de azul e possui um tom violeta encontrado junto ao magenta, em algumas flores. Ele também inclui um pouco de verde, sua cor complementar, para escurecer o seu valor.

Matizes: rosa

Artistas e designers misturam branco com um tom puro para produzir uma cor de alto valor chamada de matiz. É possível combinar preto para diminuir um valor e escurecê-lo, formando uma sombra ou adicionar um pouco de cinza para criar um tom. O rosa é um matiz de valor alto criado através da mistura de branco e da cor primária vermelha. Crie vários tons, do quente ao pálido, modificando a quantidade de vermelho ou de branco na mistura. Intensifique o tom de rosa usando cores puras, sem diluí-las com branco, preto, água ou outros meios. Alguns artistas adicionam cinza para reduzir o valor do rosa ou o verde, sua cor complementar, para criar um tom mais fechado.

Temperatura

Rosas e magentas são cores comuns em batons

Martin Poole/Digital Vision/Getty Images

O rosa é uma cor quente de valor alto. O magenta misturado com mais vermelho do que azul também é quente. Ambas favorecem as composições ou projetos. O rosa intenso é chamado brilhante. Misturado a cores puras, não diluídas, o magenta intenso e rosado é chamado rosa-choque ou carmim. O tom de magenta predominantemente azul é frio e sombreia uma pintura ou projeto, se comparado ao rosa mais brilhante e de maior valor. Em pinturas de pôr do sol, os rosas dominam antes que o sol se abaixe e, os magentas, depois que ele se põe.

eHow Brasil
×