Diferenças entre roteador sem fio e adaptador USB

Escrito por theon weber | Traduzido por gilber de oliveira sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre roteador sem fio e adaptador USB
Roteadores e adaptadores USB executam funções diferentes (ADSL Router image by Phil2048 from Fotolia.com)

Os roteadores sem fio e adaptadores USB são peças comuns de equipamentos de rede, mas servem a propósitos muito diferentes. Para entender plenamente seus respectivos usos, é melhor ter um conhecimento elementar do funcionamento de base de uma rede.

Outras pessoas estão lendo

Roteadores

A maneira mais básica de se conectar um computador à internet é ligá-lo diretamente em um modem, que é conectado a uma fonte de sinal, um telefone ou uma linha DSL, por exemplo. Para conectar vários computadores ao mesmo prestador de serviços de internet (ISP), no entanto, requere-se um roteador. Vários computadores podem se conectar a este roteador, permitindo não se comunicarem entre eles (formando uma rede de área local, ou LAN), mas também para compartilhar de um único modem conectado a um ISP. Desde que os roteadores fiquem entre uma conexão LAN e sua conexão com a internet, também têm aplicações de segurança.

Roteadores sem fio

Assim como um roteador com fio, um roteador sem fio se conecta à internet através de um modem e permite que vários computadores compartilhem o sinal. A diferença é que os computadores não precisam ser conectados a um roteador sem fio usando um cabo de telefone, o roteador se comunica com a rede local através de um sinal de rádio frequência chamado de Wi-Fi. Isso permite que os computadores da rede sejam movidos livremente e que computadores autorizados fora na rede se liguem a ela de forma rápida e sem a necessidade de cabo.

Adaptadores sem fio

Um adaptador sem fio se conecta a um único computador para permitir que este computador se comunique com redes sem fio. O adaptador transmite e recebe dados em uma frequência de Wi-Fi e pode conectar o computador a qualquer rede sem fio na área (desde que o usuário saiba a chave de segurança da rede, se houver). Muitos computadores mais novos têm adaptadores sem fio embutidos diretamente. Em computadores portáteis, adaptadores sem fio externos muitas vezes vêm na forma de cartões de laptop, que se plugam ao leitor de cartões do computador. Em desktops, podem ser placas de circuito que devem ser conectadas a um compartimento PCI dentro do computador, como uma placa de vídeo, de áudio ou, mais frequentemente, adaptadores USB.

Adaptador USB sem fio

Adaptadores USB sem fio são geralmente pequenos dispositivos que se conectam a uma das portas USB de um computador. (Eles são muitas vezes chamados de "dongles", um nome genérico para qualquer peça pequena de plug-and-play hardware). Os adaptadores são particularmente populares em desktops, onde são muito mais fáceis de instalar, remover e solucionar problemas do que os adaptadores PCI, apesar de seu pequeno tamanho e falta de uma antena externa podem torná-los menos confiáveis ​​em pegar sinais mais fracos de Wi-Fi, e os usuários cujos computadores não têm muitas portas USB podem estar relutantes em adquiri-los.

Como usar tudo isso

Para configurar uma rede sem fio em sua casa, serão necessárias três peças distintas de hardware: modem, roteador wireless e adaptador sem fio para cada computador na rede. Roteadores e adaptadores são muito diferentes. Adaptadores exigem um pequeno tempo para a configuração (adaptadores USB especialmente, são projetados para funcionar assim que você ligá-los), enquanto a configuração de um roteador requer uma boa quantidade de trabalho técnico, especialmente quando se trata de segurança de rede.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível