Diferenças entre roteadores wireless de normas G e N

Escrito por stephen byron cooper Google | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre roteadores wireless de normas G e N
Um roteador de norma N tem mais antenas do que um de norma G, mesmo que elas possam estar escondidas (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Os roteadores wireless N são baseados em uma tecnologia mais nova do que os wireless G. As normas que definem ambos os tipos seguem o mesmo padrão, o que garantiu que o sistema novo fosse compatível com o equipamento que segue as especificações mais antigas.

Outras pessoas estão lendo

Normas

Os nomes completos das normas "G" e "N" são "802.11g" e "802.11n". Um roteador que indique ser compatível com as normas deve ser verificado e aprovado pela "Wi-Fi Alliance" para que o fabricante possa afirmá-lo. As normas especificam métodos de transmissão de rádio e níveis esperados de serviço, mas não forçam um design do equipamento.

Entrada e saída

Um roteador wireless padrão possui um receptor de sinais e um transmissor para enviar dados. Os aparelhos de norma N possuem ao menos dois de cada um, o que permite receber e transmitir mais dados ao mesmo tempo. Isso é chamado MIMO ("Multiple input, multiple output" ou "Entrada e saída múltiplas"). Os roteadores N podem possuir até quatro antenas para transmitir e quatro para receber e, portanto, existe um grande intervalo de desempenho dentro da especificação da norma. Os roteadores G possuem só uma de cada tipo, sendo o "throughput" (desempenho) menor neles.

Compatibilidade

O requisito para fazer equipamento 802.11n compatível com as normas 802.11g é que o roteador N opere em duas bandas de frequências. Pode-se obter um melhor desempenho na frequência de transmissão de 5 GHz, o que significa que serão geradas mais ondas em um segundo do que com os 2,4 GHz da tecnologia G, mas também deve ser utilizada a frequência menor para que o aparelho possa se comunicar com os mais antigos. Quando o roteador N opera na frequência de 2,4 GHz, o desempenho é comparável ao de um roteador G e não pode receber dados mais rápido do que o transmissor pode enviá-los.

Intervalo

Um roteador N possui um intervalo de transmissão mais amplo do que o roteador G. As ondas de rádio de ambos tipos podem ser bloqueadas por objetos como prédios. Portanto, as normas definem os alcances em interiores e exteriores. No caso da norma N, o valor em ambientes encerrados é de 70 m (quase o dobro do que os 38 m do 802.11g) e em espaços abertos, é de 250 m (maior do que os 140 m do 802.11g).

Desempenho

Os roteadores N possuem preços e desempenhos variados, pois as normas permitem flexibilidade no design. A quantidade de antenas e a frequência usada pelo roteador são fatores cruciais no desempenho. Nos equipamentos de gama baixa, os roteadores N a 2,4 GHz não são muito melhores aos da norma G, mas os de 5 GHz possuem todas as melhoras. Ao entender as especificações de 802.11g, o consumidor poderá ter uma boa ideia do que os roteadores que a seguem lhe oferecerão. No entanto, quem escolher um aparelho de norma N deverá ler as especificações completas para entender detalhadamente o que este oferece, devido às muitas possibilidades.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível