on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Diferenças entre safiras naturais e sintéticas

A principal diferença entre uma safira natural e uma criada em laboratório é a origem. Ambas são criadas utilizando materiais idênticos e possuem a mesma estrutura molecular. As pedras sintéticas têm as mesmas propriedades físicas, características visuais e dureza das naturais. As naturais são criadas pela terra em minas naturais, tornando-as raras. As sintéticas são criadas pelo homem em um ambiente cuidadosamente controlado e são mais comuns.

As safiras são as pedras preciosas mais populares no mundo (Jeffrey Hamilton/Digital Vision/Getty Images)

Naturais

As safiras naturais são feitas coríndon, também conhecido como óxido de alumínio. O calor necessário para formar as pedras vem da terra e elas são extraídas do solo. As pedras naturais são valorizadas pela sua raridade e pelo fato de serem únicas. Elas possuem fendas naturais e exibem uma cor característica dependendo da região de origem. Muitas pessoas escolhem pedras naturais por causa do mistério e romance envolvidos em ter uma pedra natural.

Loading...

Sintéticas

Safiras sintéticas também são feitas usando óxido de alumínio. No entanto, são criadas em laboratórios sob condições especiais e cautelosamente controladas, simulando a pressão e o calor da terra. O calor usado é criado por uma máquina e produzido por um método de fusão de chama ou de fluxo de derretimento. As safiras sintéticas são tão resistentes quanto as naturais e possuem uma nota AAA de pureza.

Diferenças visuais

As safiras naturais apresentam fendas ou ciscos como resultado de gases e minerais misturados a massa fundida, que são aprisionados na pedra durante o processo de cristalização e resfriamento. As pedras naturais podem ser de cores variadas, como: azul-claro, azul-escuro, violeta, roxo, rosa, laranja ou amarelo. Uma safira "extravagante" é aquela que muda de cor. As pedras sintéticas são criadas para emular a cor e transparência exatas. Já que a maioria dos clientes optam pela tradicional safira azul, não existe muita variedade de cores. As pedras sintéticas são relativamente livres de fendas, e possuem todas as características ideais de uma pedra preciosa natural de alta qualidade. Somente um especialista consegue distinguir as duas.

Diferenças de preço

Apesar de pedras preciosas sem imperfeições serem mais caras, a safira lisa criada em laboratório é substancialmente mais barata do que a natural, por serem mais fácil de ser criada. As naturais são mais caras por causa de sua raridade, dificuldade de extração e custo de trabalho. As safiras naturais sem fendas são as mais caras. Apesar de serem mais comuns, a safira azul é a mais cara em função de sua alta demanda.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...