Diferenças entre Salmonella e Shigella

Escrito por norene anderson | Traduzido por marcio almeida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre Salmonella e Shigella
Bactérias do gênero Salmonella (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)

Shigella e Salmonella são dois tipos de bactérias que causam desconforto abdominal. Embora muitos dos sintomas sejam os mesmos, existem muitas diferenças no método de tratamento, de contaminação, e duração.Testes laboratoriais irão confirmar a presença da bactéria Salmonella ou Shigella, pela presença de pus e sangue em uma amostra de fezes.

Outras pessoas estão lendo

Origem e sintomas das bactérias

Shigella é o gênero de bactéria causador da shigelose, uma doença infecciosa com sintomas que incluem dor retal, febre, diarreia e cólicas abdominais. Existem vários tipos de bactéria Shigella, sendo que Shigellas do grupo D correspondem por mais de dois terços da shigelose nos Estados Unidos, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças.

Salmonella são bactérias que causam salmonelose, uma infecção cujos sintomas são diarreia, cólicas abdominais e febre. Os tipos mais comuns encontrados nos Estados Unidos são sorotipo Salmonella sorotipo Typhimurium e Salmonella sorotipo Enteritides.

Fonte de contaminação

A fonte de contaminação para Shigella é o contato direto com fezes infectadas. A transferência das bactérias ocorre com insuficiente lavagem das mãos após o uso do banheiro e contato direto com alimentos ou bebidas.

As fonte de contaminação para Salmonella incluem carne crua, aves, frutos do mar, ovos crus, frutas e legumes. A contaminação ocorre durante o abate e processamento de produtos alimentares, quando as pessoas contaminadas não lavam as mãos suficientemente.

Período de incubação

O período de incubação para Shigella é entre um e sete dias após a contaminação, com sintomas que duram de dois a sete dias.

O período de incubação para Salmonella é de 12 a 72 horas após a exposição, segundo a Organização Mundial de Saúde. O tempo de recuperação é, em média, de quatro a sete dias.

Tratamento e recuperação

O tratamento de Shigella pode incluir antibióticos tais como ampicilina, ceftriaxona ou ciprofloxacin para reduzir a duração da doença. A recuperação da diarreia normalmente é completa, mas os hábitos intestinais talvez levem vários meses para voltar ao normal.

O tratamento para a Salmonella inclui reposição de fluidos perdidos através da diarreia e antibióticos para prevenir uma infecção pela bactéria. Com o tratamento, espera-se que o paciente se recupere completamente.

Ocorrências

A Shigella causa cerca de 14.000 casos de shigelose a cada ano nos Estados Unidos, segundo o CDC (Centro para Controle de Doenças). A doença acomete mais frequentemente crianças entre as idades de 2 a 4 anos. Países em desenvolvimento possuem uma taxa de infecção muito maior.

A média anual para Salmonella nos Estados Unidos é de cerca de 40.000 casos. As pessoas com maior probabilidade de desenvolver infecções graves incluem os jovens, idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido, de acordo com o CDC.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível