Diferenças entre a serra mármore e a serra circular

Escrito por len taylor | Traduzido por joel sobral
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre a serra mármore e a serra circular
Escolher o tipo de serra vai depender do tipo de trabalho (Image by Flickr.com, courtesy of Jurek Durczak)

Em geral, existem dois modelos de serra elétrica manual: a serra mármore e a serra com motor lateral. Como o nome diz, a serra lateral possui um motor lateral da lâmina de corte enquanto o motor da serra mármore fica atrás da roda de corte.

Outras pessoas estão lendo

História

A serra elétrica portátil de mão foi inventada em 1921 por Edmond Michel, um francês que observou o duro trabalho de cortar canas de açúcar com machados em Nova Orleans e acreditou que uma serra automática aumentaria a velocidade da colheita. Ele, então, começou a examinar modelos diferentes e a criar diversos protótipos em 1923. Como resultado, em 20 de janeiro de 1924, a serra elétrica manual do Michel foi patenteada.

Aproximadamente no mesmo período, surgiu o modelo Skil 77, utilizando um sistema interno em espiral, um mecanismo na forma de minhoca. Este modelo dominou por muitas décadas e foi amplamente copiado. A empresa "Art Emmons of Port-Cable" virou pioneira do sistema de serra de motor lateral, criando um modelo que ultrapassou o motor patenteado em forma de minhoca concedido em 1928.

Modelo de serra mármore

O motor de uma serra mármore utiliza uma série de engrenagens permitindo que ele fique localizado paralelo à lâmina. Este modelo aumentou significativamente o nível de torção transmitida para a lâmina, tornando-a uma boa escolha para trabalhos pesados como corte de materiais difíceis. Este é um modelo de serra estreita, mas a configuração da engrenagem desenvolve rotações menores da lâmina por minuto. Trata-se de escolha comum para carpinteiros profissionais e para marceneiros.

Modelo de motor lateral

A serra circular dirigida em linha é uma escolha comum para a maioria dos usuários. O eixo da lâmina é alimentado por um motor que pode ficar no lado direito ou esquerdo da serra. Sendo assim, essas serras são mais leves e mais fáceis de serem manuseadas pelo usuário. Este tipo se tornou tão comum que, quando se pensa em uma serra circular, ele é o primeiro que vem à cabeça.

Benefícios

O fato de a lâmina da serra mármore ficar na parte da frente do motor permite uma melhor visualização da linha de corte durante o uso. Isto proporciona um corte mais preciso e cria um movimento de torção maior para cortar materiais mais difíceis. O modelo de motor lateral pode ter quase a mesma precisão, com a característica do aumento de rotações por minuto. É por conta desta posição da lâmina, direto na linha da engrenagem do motor, que aumenta a rotação de corte para cerca de 2.000 rpm (rotações por minuto).

Resumo

A escolha entre a serra mármore e a de motor lateral deve ser feita conforme sua utilização. A serra de motor lateral é mais adequada para trabalhos caseiros ou para usuários comuns por ser mais leve e fácil de operar. Para carpinteiros e marceneiros profissionais, a serra mármore é mais recomendada por sua robusta durabilidade, maior precisão no corte e capacidade de cortar materiais difíceis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível