×
Loading ...

Diferenças entre uma serra vertical e uma serra tico-tico orbital

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Determinar que tipo de serra elétrica usar faz toda a diferença na qualidade do corte. Muitos confundem a serra sabre horizontal com a tico-tico orbital, mas estas ferramentas são bem diferentes em muitos aspectos. As diferenças estão nos componentes, qualidade do corte e desenho de cada ferramenta.

A serra sabre vertical faz cortes detalhados (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Serra tico-tico orbital

A serra tico-tico orbital é uma ferramenta elétrica portátil que permite cortes retos e angulados. Todas as serras tico-tico usam um movimento para cima e para baixo, mas algumas permitem a adição de um movimento circular ou orbital além do movimento reciprocante padrão. A lâmina em uma tico-tico começa a sair da linha de corte no movimento para baixo e volta ao eixo no movimento para cima.

Loading...
A serra tico-tico orbital adiciona um movimento circular a seu movimento de corte normal (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Serra sabre vertical

A serra sabre vertical é uma serra de mesa usada por marceneiros para fazer cortes finos, filigranas, caudas de andorinha e cortes decorativos. Esta serra usa um movimento cima-baixo, como a tico-tico, mas tem uma lamina dentada para cortar no golpe para baixo. Enquanto a tico-tico orbital usa um movimento circular ao cortar, a serra saber vertical usa apenas o movimento reciprocante. A lâmina se mantém alinhada sempre, então cortes finos e detalhados podem ser feitos. Esta serra pode ser usada para fazer os mesmos cortes que a tico-tico, mas a recíproca não é verdadeira.

Lãminas

Uma das maiores diferenças entre as duas serras é a maneira como as lâminas são encaixadas. Na tico-tico, a lâmina é presa em uma das pontas; na serra sabre, é presa em ambas as pontas. Isto permite maior controle sobre corte e movimento do que na serra tico-tico. A lâmina da serra sabre é menor, com dentes mais finos. Já que a lâmina da serra tico-tico é presa em uma ponta só, ela tem que ser durável o bastante para suportar o movimento para cima e para baixo. A lâmina maior da serra tico-tico impede que esta faça os cortes detalhados que a serra sabre vertical faz.

Cortes

Outra grande diferença entre estas ferramentas é o tipo de corte que elas fazem. A serra tico-tico faz um corte mais agressivo. O quanto mais agressivo for o corte, maior a largura. O corte da serra sabre é fino e controlado. Pode-se dizer que a serra tico-tico orbital é a irmã maior da serra sabre vertical, que não é tão precisa quanto a caçula.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...