Diferenças entre sistemas VHF e UHF de microfones sem fio

Escrito por nick davis | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre sistemas VHF e UHF de microfones sem fio
Os microfones sem fio devem compartilhar as ondas de rádio com outros dispositivos que captam sinal em UHF e VHF (microphone image by Suprijono Suharjoto from Fotolia.com)

Os sistemas dos microfones sem fio permitem que você se comunique com uma plateia sem a necessidade de ter fios plugados ao microfone. Os sistemas são constituídos por um microfone, um transmissor e um receptor. Os três componentes trabalham juntos para transmitir o som em VHF – Very High Frequency – (Frequência muito alta) ou em UHF – Ultra High Frequency – (Frequência Ultra Alta). Ambas as frequências transmitem o som de várias fontes, como telefones sem fio, alarmes de incêndio e outras. Porém, há diferenças entre os dois tipos de frequência.

Outras pessoas estão lendo

Congestionamento de frequência

Uma diferença entre os sistemas VHF e UHF de microfones sem fio é que os VHFs compartilham o sinal com outros dispositivos de rádio que utilizam o espectro dessa mesma frequência. Esses dispositivos geralmente são rádios de polícia, dos bombeiros e rádios de táxi, bem como telefones sem fio e walkie-talkies. Devido a esse compartilhamento de espectro, podem ocorrer ruídos estáticos, falhas de sinal ou interferências de outros aparelhos transmissores que atrapalham os sistemas VHF dos microfones sem fio. O espectro da frequência UHF contém menos tráfego de rádio, menos interferência global e oferece uma faixa dinâmica de áudio maior. Além disso, a maioria dos sistemas sem fio também utiliza a frequência em UHF, porque o espectro deste é maior que o em VHF.

Preços

O preço é outra diferença entre os microfones sem fio que usam os sistemas VHF e UHF. Os aparelhos que emitem sinais em ondas UHF são mais caros que os com sistema VHF. Em parte, isso se deve ao custo do desenvolvimento e fabricação dos sistemas UHF dos microfones. Porém, os preços dos sistemas UHF estão se igualando aos VHFs.

Redução da eficiência da transmissão em UHF

Mais uma diferença entre os microfones sem fio que usam os sistemas VHF e UHF é que as ondas de rádio deste são mais curtas. Isso faz com que o áudio de um sistema de microfone sem fio não transmita a longa distância, especialmente através de paredes, ar e corpos humanos. Os sinais em VHF são mais amplos e alcançam pontos mais distantes.

UHF e as interferências provocadas por metais

Os sistemas UHF de microfones sem fio podem sofrer interferências e perdas de dados se objetos de metal estiverem bloqueando as ondas de rádio, ou se o sinal emitido estiver sendo repelido por peças de metal. É possível que os microfones com sistema VHF que estiverem usando o respectivo espectro um pouco mais acima não encontrem tanta reflexão de ondas de rádio ou interferência de metais.

Amplificadores de sinal

Os sistemas de microfone sem fio que usam o espectro em UHF podem precisar de um amplificador de sinal ou cabo de baixa perda para transmitir dados de áudio em uma área grande, como um salão de apresentações ou em qualquer outra área, se houver algum problema de interferência.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível