Diferenças entre o Socket 478 e o 775

Escrito por dan stone | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre o Socket 478 e o 775
"Socket 478" e "Socket 775" se referem ao tipo de conexão do CPU à placa-mãe (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

O tipo de conexão de processadores Intel LGA "Socket 775" é o sucessor do tipo de conexão "Socket 478". Tanto "Socket 775" como "Socket 478" se referem à conexão usada pelo processador e a placa-mãe do computador. Um CPU com um Socket "775" ou "478" é compatível apenas com uma placa-mãe com o mesmo formato de socket.

Outras pessoas estão lendo

CPUs compatíveis

O Socket 478 é compatível com os processadores Intel Pentium 4 mais antigos e Intel Celeron que possuem este tipo de conexão, e suporta processadores que usam Hyper Threading. Não suporta processadores Pentium 3 ou Intel Core.

O Socket 775 é compatível com processadores Pentium 4 mais recentes. Também é compatível com os processadores Pentium D, Pentium Dual-Core, Core 2 Duo e Core 2 Quad. Além disso, pode trabalhar com processadores da série Celeron, Celeron D, Celeron Dual-Core e Xeon 3000 que estejam desenhados para este tipo de conexão.

Se você tiver um processador Pentium 4, Celeron ou Xeon, é importante conhecer o tipo de socket pois eles vêm em duas versões, uma para cada tipo.

Diferenças entre o Socket 478 e o 775
O CPU é o que processa os dados do computador (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Conexão física

Os processadores com Socket 478 e Socket 775 usam tipos de conexão fundamentalmente diferentes. O Socket 478 usa um processador com pinos que se insirem diretamente no socket da placa-mãe; no entanto, o Socket 775 não usa pinos, e sim pontos de conexão de cobre banhado em ouro que fazem pressão na placa-mãe quando instalados, e em vez de ser alinhado com ajuda de pinos, é posicionado em base à forma (tem dois cantos sem pontos de conexão).

O número no nome do socket se refere a quantos pontos de conexão são compartilhados entre o CPU e a placa-mãe. O Socket 775 é 15% maior e possui 60% mais de pontos de contato.

Desempenho do CPU

O Socket 775 tem pontos de conexão adicionais e mais eficientes que lhe permitem enviar e receber dados de outras partes do computador mais rapidamente do que o Socket 478. Causa da largura de banda aumentada, o Socket 775 é capaz de suportar processadores com múltiplos núcleos, que operam de forma similar a computadores com múltiplos processadores. Além disso, o Socket 775 pode suportar velocidades de CPU de até 3,8 GHz, enquanto o Socket 478 suporta um valor máximo de 3,4 GHz.

Desempenho da placa-mãe

As placas-mãe com Socket 478 suportam buses de sistema de até 800 MHz, enquanto as placas-mãe com Socket 775 suportam até 1600 MHz. Isto é, as segundas são capazes de transmitir dados entre componentes do computador ao dobro de velocidade do que os com Socket 478.

Além disso, há placas-mãe com Socket 775 desenhadas para suportar RAM DDR de terceira geração, enquanto as com Socket 478 suportam apenas RAM DDR de segunda geração.

Diferenças entre o Socket 478 e o 775
Uma placa-mãe ineficiente pode limitar o desempenho de um CPU (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível