Diferenças entre os tecidos brim e lona

Escrito por sam kellenberg | Traduzido por ana carolina prado almeida
Diferenças entre os tecidos brim e lona

A lona e o brim são variantes do mesmo tecido

a jeans fabric image by alri from Fotolia.com

O brim e a lona são variantes do mesmo tecido, ambos feitos com diferentes texturas e fios. Historicamente, os dois tecidos têm sido usados para a confecção de trajes resistentes e duráveis. O conforto proporcionado pelo brim, no entanto, comparado ao da lona, eventualmente o popularizou como um tecido ideal para o vestuário. Hoje em dia, a lona é mais comumente usada para outros fins.

Outras pessoas estão lendo

Características

A lona é um dos tecidos mais duráveis e leves, sendo, inclusive, resistente à água. Ela é lavável e resiste bem às intempéries. O brim também é durável, mas não tanto quanto a lona. Ele resiste aos rasgos, porém enruga facilmente. Ao contrário da lona, cede com o uso e não mancha.

Usos

A lona comum é muitas vezes usada para fazer roupas utilitárias, como coletes e aventais, mas a grossa é usada em toldos, tendas, velas e chapéus. O brim é usado na fabricação de jeans, jaquetas, macacões, uniformes, bonés e vários outros tipos de roupas. Ele também é usado em artigos de decoração, como colchas ou revestimentos de móveis.

História

Os tecidos de lona originaram-se nos mercados têxteis do século 18, sendo originalmente feitos de linho e usados para reforçar velas. O brim recebeu esse nome devido à cidade de Nimes, na França, onde foi fabricado antes de 1800. Chamado de Sarja de Nimes, o tecido foi usado para fazer roupas baratas para os trabalhadores.

Tipos

Existem vários tipos de lona: comum, grossa, de exército e combinada. A lona de exército é destinada às especificações militares e o tecido é extraordinariamente firme, de modo a oferecer uma durabilidade superior, sempre à prova de água e bolor. Esse é um dos tecidos de alta qualidade usados ​​em tendas. O brim existe nos tipos leve, com 2% de sarja, e peletizado, no qual o algodão é misturado com poliéster para produzir um tecido mais leve e fácil de limpar.

Fabricação

A lona é um tecido de algodão e tem uma gramatura forte, o que a torna rígida, já que dois fios são usados em uma só trama. O brim tem um tecido trançado, que inclui uma trama torcida geralmente em azul anil.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media